Bloqueio pode ser uma resposta do governo local a uma decisão que considera de censura da rede social.
A Turquia decidiu bloquear o acesso à rede social Instagram, sem disponibilizar qualquer justificação oficial, apesar de haverem algumas informações não oficiais que apontam para que isso tenha acontecido após acusações de censura de um alto funcionário turco contra a plataforma americana. A decisão foi anunciada no site oficial da Autoridade Turca de Tecnologia da Informação e Comunicação (BTK), que não fornece qualquer explicação.
O diretor de comunicações da presidência turca, Fahrettin Altun, criticou anteontem fortemente a plataforma, afirmando que “impede as pessoas de publicarem mensagens de condolências pelo martírio do líder do Hamas, Ismail Haniyeh”, que será enterrado hoje no Qatar. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou um dia de luto nacional em memória de Ismail Haniyeh, morto na passada quarta-feira no Teerão num ataque atribuído a Israel, que frequentemente residia naquele país.
A verdade é que a Autoridade Turca de Comunicações publicou a decisão no seu site oficial, onde afirma que o “instagram.com foi bloqueado por uma decisão de 08/02/2024”, sem maiores detalhes. Segundo a comunicação social turca, o Instagram tem mais de 50 milhões de assinantes na Turquia, entre os seus 85 milhões de habitantes.
As autoridades turcas recorreram várias vezes, nos últimos anos, ao bloqueio temporário de certas redes sociais, como o Facebook e o Twitter (antigo nome de X), geralmente após ataques. As autoridades também bloquearam a Wikipédia entre abril de 2017 e janeiro de 2020, devido a dois artigos que ligavam o país a organizações extremistas.
Rede social deixa de funcionar na Turquia
Embora o governo de Recep Tayyip Erdogan seja regularmente acusado de ataques à liberdade de expressão, esta decisão causou um choque pela quantidade sem precedentes de conteúdos tornados inacessíveis.
Além disso, a Meta, empresa mãe do Facebook e Instagram, anunciou em meados de abril que suspendeu a sua rede social Threads na Turquia após uma decisão da Autoridade da Concorrência Turca de impedir a partilha de dados com o Instagram.