Fiquem atentos.
Tal como previamente recentemente, o Túnel do Grilo, inaugurado em 1998, e pelo qual passam mais de 115.000 veículos por dia, precisa de ser reabilitado e modernizado. E para isso, será necessário condicionar o trânsito automóvel.
Isto tudo para referir que, a partir das 22h de amanhã, dia 8 de julho, será efetuado o corte de uma via de circulação em cada sentido.
Atualmente, o túnel tem quatro vias de circulação em cada sentido e, durante esta intervenção, a circulação passará para três vias por sentido, sendo repostas novamente as quatro vias até ao final de março de 2025.
Ao longo da empreitada será necessário implementar condicionamentos complementares que serão realizados sempre em período noturno, entre as 22h e as 06h, sendo a circulação assegurada por uma ou duas vias por sentido.
Pontualmente, poderá haver necessidade de cortes totais de circulação numa das galerias, também entre as 22h e as 06h, em períodos com duração máxima de 15 minutos, que serão comunicados com a devida antecedência.
Esta empreitada tem um custo associado de cerca de 14 milhões de euros, com três grandes grupos de objetivos que se complementam:
- Requalificação da infraestrutura ao nível dos requisitos de segurança, de eficiência energética e de sustentabilidade, para garantir o melhor nível de serviço e a exploração integrada da rede adjacente;
- Adequação dos sistemas de segurança de modo a dar cumprimento à Diretiva Europeia, relativa aos requisitos de segurança para os túneis da rede rodoviária transeuropeia e rede rodoviária nacional;
- Reforço dos sistemas de comunicação entre o Túnel do Grilo e o Centro de Controlo de Tráfego (CCT) da IP, localizado no Campus do Pragal, em Almada.
Estão ainda previstos outros trabalhos, nomeadamente:
- Requalificação da infraestrutura do túnel em betão, com recurso a tratamentos pontuais do betão e pintura da totalidade da extensão das duas galerias do túnel;
- Construção, em vala, de novos canais técnicos;
- Reabilitação do sistema de drenagem existente, incluindo nos taludes;
- Reabilitação do pavimento em toda extensão do túnel;
- Reabilitação de um talude;
- Construção de um novo edifício técnico;
- Substituição e redesenho integral dos sistemas e equipamentos de segurança existentes, em especial: Energia Elétrica; Automação; Ventilação e Controlo de Fumo; Combate a Incêndio; Iluminação; Sinalização e Informação ao Utente; Sensorização e Deteção Automática; Gestão de Tráfego e Supervisão: Sistema de comunicações; Apoio e Intervenção em Emergência.