Tudo o que precisam de saber sobre a extensão do navegador proxy

- Publicidade -

Sabiam que é possível navegar na internet de forma segura e ocultar o vosso endereço de IP? Sim, isso pode acontecer através do uso de proxies para uso do navegador. Essa é uma ferramenta que realiza o intermédio da comunicação entre um utilizador de internet e o servidor ao qual desejam aceder.

Imaginem que visitem uma página na internet, mas desejavam que tal página não possuísse acesso ao vosso endereço de IP. Usando um proxy, fica muito mais fácil navegar com essa possibilidade, além de terem um acesso com maior segurança. Mas afinal, o que é um proxy e como é que funciona? É o que vos contamos aqui em baixo.

O que é um proxy?

Para entenderem como funciona o proxy, é preciso que tenham em mente que todos os computadores possuem um endereço de IP. Assim como uma pessoa possui um endereço onde pode ser encontrada, o computador também o possui. Porém, no computador, é possível que os servidores que procuram esse endereço não o encontrem. Isso é o que acontece quando se utiliza um proxy, que acaba por camuflar o endereço de IP.

Vantagens de utilizar um proxy

Já ficou percetível que navegar com o endereço de IP oculto é uma grande vantagem no uso de um proxy. Vamos listar as demais vantagens dessa ferramenta de grande utilidade:

  • Navegar na web com maior segurança;
  • Ter acesso a dados que estão indisponíveis para proxies que não estão ocultos;
  • Evitar a fuga de informações da máquina;
  • Evitar rastreios da vossa localização;
  • Aceder a sites que contenham restrições com o vosso endereço de IP;
  • Navegar anonimamente.

Como navegar anonimamente?

Já que falamos que a navegação com o uso do proxy torna a navegação mais segura e não deixa rastos, podemos considerar que essa navegação é anónima, certo? Nem sempre. Isso porque o modelo de proxy utilizado pode variar. 

Existe um proxy específico para evitar o rastreio do endereço de IP e acesso aos dados da máquina. Porém, se uma situação judicialmente não resolvida precisar desse acesso para ficar concluída, é possível quebrar a barreira do uso do proxy para analisar a situação. 

Quando se fala de proxies anónimos, trata-se do uso de proxies que camuflam o endereço de IP de forma mais severa. Isso porque, para cada acesso, o endereço de IP lançado modifica-se, pois é gerado aleatoriamente, causando uma confusão de endereços. Isso gera muito transtorno para descobrir qual endereço é, de facto, verdadeiro, o que não estimula a procura. Outro benefício é a navegação anónima e maior dificuldade de fuga de dados.

No entanto, é importante ter cuidado no acesso através de proxies anónimos, pois estes podem causar danos à máquina, já que estas ficam suscetíveis a vírus e a maiores chances de corromper os arquivos do computador. Portanto, é fundamental pesquisar qual o melhor proxy a ser utilizado. 

Como obter um proxy?

Muitas pessoas acreditam que, para navegar de forma anónima, basta colocar o seu navegador em modo anónimo. Mas, ainda assim, o endereço de IP é rastreável, porque nessa opção não se trata de um uso de proxy, mas sim uma navegação que não deixa vestígios de acesso na própria máquina. Dessa forma, os servidores continuam cientes do acesso nas suas páginas. 

Para que o vosso computador tenha um proxy, precisam de fazer a instalação. Existe uma lista de proxies disponíveis na web que podem funcionar na vossa máquina. Mas, além disso, existem proxies que são pagos e que utilizam através da instalação de programas associados ao vosso navegador.

Os proxies gratuitos podem trazer alguns riscos, como vender os vossos dados de acesso a empresas, além de outros. Sendo assim, talvez seja mais interessante, bem como seguro, que obtenham um proxy pago.  

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados