Trotinetes elétricas da Bolt vão andar por Setúbal

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Este é um projeto-piloto, pelo que terá uma fase experimental de seis meses.

Trotinetes Bolt Setúbal

Antes da pandemia, o mercado das trotinetes elétricas estava ao rubro, tendo até chegado a existir em Portugal mais de uma dezena de empresas do género. Porém, como os utilizadores acabavam por utilizar sempre as mesmas trotinetes de determinadas operadoras, isso fazia com que tantas outras ficassem ao abandono. Com isto, muitas delas acabaram por desistir do mercado português.

De momento, os portugueses podem contar com as trotinetes da Bolt, Bird, Lime e pouco mais. Mas nem toda a gente tem acesso a estes veículos.

No caso das trotinetes partilhadas da Bolt, por exemplo, somente estão disponíveis de momento em Lisboa e Braga (chegaram a existir em Faro). Muito em breve, juntar-se-à uma nova cidade com estes veículos: Setúbal.

Este é um projeto-piloto destinado a potenciar a micromobilidade na cidade e, como tal, terá um fase experimental de seis meses. Durante esse período, ficarão à disposição entre 200 a 300 trotinetes elétricas para aluguer, com a gestão dos equipamentos e a segurança dos utilizadores a cargo da empresa.

Os custos dos alugueres são, durante as primeiras duas semanas de lançamento do projeto-piloto, de 0,05€ por cada minuto de utilização.

Depois dessa fase, os valores irão oscilar entre os 0,14€ e os 0,25€, sendo que no decurso dos seis meses da fase experimental não são cobradas taxas de desbloqueamento dos veículos.

Os parques localizam-se na Avenida Luísa Todi, na zona nascente e poente, no Parque Urbano de Albarquel, nas praças de Bocage e do Brasil, no cais dos ferries, na Avenida 22 de Dezembro na zona do Convento de Jesus, na Loja do Cidadão próximo do Hospital de São Bernardo e na Avenida Rodrigues Manito.

As trotinetes da Bolt, tal como as de outras marcas, têm uma velocidade máxima de 25 km/h. Contudo, para os menos aventureiros, será possível definir a velocidade máxima para 10km/h no modo “iniciante”.

Pesam 17kg, possuem pneus insufláveis, que ajudam a garantir uma maior aderência e viagens mais suaves e seguras, bem como baterias de iões de lítio de 16Ah, que permitem percorrer mais de 40km com uma única carga. Contam ainda com refletores frontais, traseiros e laterais para proporcionar maior segurança aos utilizadores nas viagens noturnas.

De resto, a utilização das trotinetes tem a mesma lógica que chamar um motorista. A diferença é que, aqui, através da aplicação da Bolt, fazem scan ao código QR de cada trotinete. Depois é começar a andar.

Em Setúbal, as deslocações motorizadas com menos de 1,5 quilómetros de distância têm um peso significativo em várias zonas, onde cerca de 80 por cento dos casos são deslocações que ocorrem dentro do próprio concelho e 50 por cento dentro das próprias freguesias.

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1 Comentário

  1. Exmos. Senhores Administradores da BOLT

    Resido em Corroios, concelho de Seixal, onde recentemente vemos muitas das vossas trotinetas por aqui.
    Agradeço que haja uma fiscalização da vossa parte, para verem quem anda nas trotinetas (menores de 18 anos), em que condições de (in)segurança para eles, condutores de automóveis ou motociclos e peões e a forma como as deixam estacionadas.
    Este concelho tem pessoas muito idosas, com dificuldade de locomoção, e o que vemos são trotinetas estacionadas ocupando a largura de alguns passeios, dificultando a passagem das pessoas.
    Vemos também trotinetas estacionadas por trás de automóveis estacionados, também junto a passagens de peões.
    Muitas vezes tenho presenciado a circulação em cima dos passeios, fazer rotundas e mudança de direção em sentido contrário.
    Solicito assim, um acompanhamento a estas pessoas que circulam com as trotinetas.
    Regina Palma

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