Constitui uma importante alternativa à utilização do transporte individual.
Entre o início de junho de 2021 e o final de abril deste ano foram percorridos um total de 1 milhão, 249 mil e 392 quilómetros com recurso às trotinetes Bolt em deslocações de curta distância na cidade de Setúbal, num total de 763.465 viagens.
Estes números permitem concluir que as trotinetes constituem um importante meio de deslocação alternativo às viagens em modos motorizados, sobretudo no que respeita às deslocações com menos de 1,5 quilómetros de distância. Significa, portanto, que as trotinetes têm um peso significativo em várias zonas da cidade.
Tendo em conta esta realidade, a Câmara Municipal de Setúbal e a Bolt vão celebrar um memorando de entendimento que permite a continuidade do projeto por um período adicional de 12 meses.
A segurança dos utilizadores e de outras pessoas que circulam nas ruas é uma das principais preocupações, pelo que a autarquia e a Bolt, no âmbito deste acordo, comprometem-se a trabalhar em conjunto para consciencializar o público em geral sobre o uso seguro dos veículos, como limites de velocidade, faixas preferenciais e lugares de estacionamento, para garantir um comportamento seguro.
A Bolt vai contribuir, igualmente, com mais atividades conjuntas para a promoção ativa dos veículos como meio de transporte ecológico na cidade e como uma alternativa verde no combate a congestionamentos.
Apesar dos atos de vandalismo que já mostrámos, os setubalenses demonstraram que a trotinete é, de facto, uma importante alternativa à utilização do transporte individual. De momento, andar numa trotinete da Bolt tem Setúbal tem um custo de 0,14€ por minuto. A taxa de desbloqueio é grátis.