Troço entre Ovar e Espinho vai ser renovado com investimento de 90 milhões de euros

- Publicidade -

A intervenção, que abrange cerca de 18,7 quilómetros, contempla a substituição completa da superestrutura da via e a construção de novos cais de passageiros nas estações e apeadeiros ao longo do troço entre Ovar e Espinho.

A Infraestruturas de Portugal anunciou a abertura do concurso público para a empreitada de renovação integral de via no troço ferroviário entre Ovar (Válega) e Espinho, na Linha do Norte. O projeto, com um investimento previsto de 90 milhões de euros, tem como objetivo reforçar a fiabilidade operacional e a segurança da infraestrutura, aumentando simultaneamente a capacidade de transporte e reduzindo os tempos de viagem nos serviços de passageiros de longo curso.

A intervenção, que abrange cerca de 18,7 quilómetros, contempla a substituição completa da superestrutura da via e a construção de novos cais de passageiros nas estações e apeadeiros ao longo do troço, melhorando o conforto e a acessibilidade para os utilizadores. Inclui igualmente a reconfiguração da disposição das linhas nas estações de Ovar e Esmoriz, bem como a criação de duas vias de resguardo para comboios de mercadorias, com comprimento útil mínimo de 750 metros, localizadas a norte da Estação de Ovar.

O projeto prevê ainda a realização de obras de reforço e alteração das passagens hidráulicas, estabilização e tratamento de taludes e instalação de vedação ao longo do canal ferroviário. No domínio da segurança, estão planeadas melhorias significativas nos atravessamentos rodoviários e pedonais, substituindo as atuais passagens de nível por soluções desniveladas. Entre as intervenções, destacam-se a construção de duas novas passagens inferiores rodoviárias – situadas ao quilómetro 301,141, a norte de Ovar, e ao quilómetro 314,937, no apeadeiro de Silvalde – e de uma passagem superior rodoviária junto ao apeadeiro de Paramos, ao quilómetro 313,266.

No atravessamento pedonal, está prevista a construção de sete passagens desniveladas para servir as estações de Ovar e Esmoriz e os apeadeiros de Válega, Carvalheira-Maceda, Cortegaça e Paramos. Estas novas estruturas proporcionarão alternativas mais seguras e eficientes para a travessia da via férrea, eliminando as passagens de nível atualmente existentes num dos eixos ferroviários mais importantes do país, que atravessa uma área de elevada densidade populacional.

Foto: IP – Infraestruturas de Portugal

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados