As obras de modernização do troço entre Mangualde e Celorico da Beira foram finalizadas conforme o calendário estipulado, mas houve um atraso com a emissão de um certificado.
A circulação ferroviária no troço Mangualde – Celorico da Beira será afinal retomada no dia 6 de abril, após a conclusão dos trabalhos de modernização da Linha da Beira Alta. O adiamento da data original, prevista para 30 de março, deve-se à necessidade de cumprimento dos requisitos regulamentares de interoperabilidade ferroviária.
As obras de modernização do troço foram finalizadas conforme o calendário estipulado, encontrando-se agora em fase de verificação da conformidade com a Diretiva (UE) 2016/797, que estabelece as normas para a interoperabilidade do sistema ferroviário na União Europeia. A avaliação está a ser conduzida por um Organismo Notificado (NoBo), entidade independente contratada pela Infraestruturas de Portugal (IP), responsável por garantir que todos os critérios técnicos exigidos são cumpridos.
No entanto, a emissão do Certificado de Verificação CE, documento essencial para a obtenção da Autorização de Entrada em Serviço, ainda não foi concluída. Sem esta certificação, não foi possível restabelecer a circulação ferroviária no troço ainda antes do final de março.
Perante este cenário, o reinício da operação comercial foi remarcado para o dia 6 de abril. De resto, podem desde já consultar os horários dos comboios e autocarros em vigor a partir desse dia, bem como os locais de paragem. De realçar que as ligações aos comboios Intercidades e Regionais no percurso Coimbra B – Guarda – Coimbra B continuam a ser efetuadas através de serviço rodoviário de substituição. Este serviço rodoviário de substituição não dispõe de condições técnicas para o transporte de cadeiras de rodas e no mesmo não é permitido o transporte de bicicletas. O transporte de animais de companhia de pequeno porte é permitido se o animal viajar acondicionado em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão.