A partir de segunda-feira, o Tejo ganha uma nova energia com mais viagens e mais lugares na travessia entre Cacilhas e o Cais do Sodré.
A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, a ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré volta à normalidade, e com novidades. Após meses de funcionamento com horários reduzidos, a Transtejo-Soflusa (TTSL) anunciou o regresso ao horário completo de dias úteis, agora com a operação de uma frota integralmente elétrica.
O reforço do serviço traduz-se em mais 38 carreiras por dia e 75.000 lugares adicionais por mês, resultado de uma operação que conjuga os novos navios 100% elétricos com unidades a diesel em fase de transição. No total, cada embarcação tem capacidade para 540 passageiros e 20 bicicletas por viagem. A grande estrela da nova frota é o Peneireiro-Cinzento, o último catamarã elétrico recebido pela TTSL, que completa a renovação da ligação fluvial mais movimentada entre as duas margens do Tejo. Com 40,15 metros de comprimento e 12 metros de largura, o navio oferece dois amplos salões e uma viagem mais silenciosa, estável e confortável.
De acordo com a empresa, cerca de 20.000 pessoas beneficiarão diariamente desta nova fase da travessia, que combina eficiência energética e sustentabilidade ambiental. A operação elétrica promete reduzir a pegada carbónica, aumentar a eficiência e melhorar significativamente a experiência de quem cruza o Tejo todos os dias.
