Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe o evento Trás-os-Montes em Prova a 17 de maio, com novos produtores, masterclasses e horário alargado.
O certame vínico Trás-os-Montes em Prova regressa ao Porto no dia 17 de maio, com várias mudanças significativas face a edições anteriores. A começar pela data, que se antecipa alguns meses em relação ao habitual, e pelo espaço escolhido para acolher a iniciativa de 2025: o Mosteiro de São Bento da Vitória, um dos mais emblemáticos edifícios históricos da cidade, situado em plena baixa portuense.
A organização, a cargo da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), apostou também num horário mais alargado – entre as 11h e as 13h, e das 15h às 20h – de forma a garantir maior flexibilidade para os diferentes perfis de visitantes, desde profissionais do setor vínico, como sommeliers e distribuidores, até ao público em geral e à imprensa especializada.
Esta será a quarta edição do evento na cidade do Porto, que contará com a presença de 25 produtores da região de Trás-os-Montes, alguns dos quais marcarão presença pela primeira vez. Estarão disponíveis mais de 130 vinhos em prova, todos produzidos exclusivamente naquele território vitivinícola.
O programa integra ainda duas masterclasses de participação gratuita, mas sujeitas a inscrição prévia, dada a limitação de lugares – apenas 22 por sessão.
Com solos predominantemente graníticos e xistosos, Trás-os-Montes é a região portuguesa com maior concentração de vinhas velhas, algumas com mais de 100 anos. Os lagares rupestres tradicionais ainda se mantêm em funcionamento, testemunhando uma continuidade histórica rara, e contribuindo para o carácter distintivo dos vinhos ali produzidos.
O bilhete de entrada no Trás-os-Montes em Prova tem o custo de 10€ e poderá ser adquirido exclusivamente no local, no próprio dia do evento.