Transtejo/Soflusa com novos horários na travessia Seixal-Cais do Sodré graças aos navios elétricos

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Tudo graças ao reforço da operação 100% elétrica da Transtejo.

Desde março passado que a ligação fluvial entre o Seixal e o Cais do Sodré, em Lisboa, passou a contar com a presença de três navios elétricos. Na altura, tratava-se de uma fase experimental, uma vez que os navios ainda estavam em testes, ou seja, havia sempre um navio a diesel disponível no caso de imprevistos.

Pois bem, a Transtejo/Soflusa está agora preparada para dar o salto para uma operação 100% elétrica – ou pelo menos para colocar estes navios a navegar de “forma oficial” -, até porque, e já a partir de amanhã, dia 2 de maio, entram em vigor um novo horário nos dias úteis para esta ligação fluvial.

Assim, com o reforço da operação fluvial 100% elétrica, entra em vigor o seguinte horário, mas somente nos dias úteis, uma vez que, aos fins de semana e feriados, mantêm-se os horários atualmente em vigor.

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Este novo modelo de transporte é parte de um esforço maior para modernizar a rede de transporte fluvial entre o Seixal e Lisboa, que inclui outros pontos de ligação como MontijoCacilhas Trafaria. A Transtejo/Soflusa, empresa responsável pela operação, tem-se concentrado em melhorar a eficiência e a sustentabilidade do transporte público fluvial, alinhando-se com as tendências globais de mobilidade verde.

A falta de investimentos em transportes públicos ao longo dos últimos anos tem sido apontada como uma das razões para as deficiências na ligação do Seixal com Lisboa, um ponto frequentemente citado por passageiros e autoridades locais. A presidente da Transtejo/Soflusa acredita que a introdução dos navios elétricos será uma resposta eficaz para mitigar esses problemas.

Recorde-se que a nova frota da Transtejo será composta por 10 navios de propulsão 100% elétrica – não se sabe quando é que todos os navios estarão disponíveis -, concebidos especificamente para atender às necessidades operacionais da empresa. Equipados com um sistema de propulsão do tipo “Battery System”, os navios terão capacidade de carga suficiente para operar diariamente com carregamentos nos terminais fluviais. Além disso, serão acompanhados por estações de carregamento rápido, que permitirá uma operação eficiente e sem interrupções nos terminais do Seixal, Cacilhas, Montijo e Cais do Sodré.

Com dimensões de 40,15 metros de comprimento e capacidade para 540 passageiros sentados, os novos navios contarão ainda com espaço para 20 bicicletas e lugares especiais para passageiros com mobilidade reduzida. A propulsão será garantida por dois motores elétricos de 500 kW, permitindo uma velocidade de cruzeiro de 16 nós e uma autonomia de 70 minutos.

A transição para uma frota elétrica permitirá eliminar as emissões de CO2 associadas ao transporte público fluvial, reduzindo significativamente a pegada carbónica da Transtejo. Os novos navios irão operar sem emissões poluentes e praticamente sem ruído, vibrações ou odores, proporcionando uma viagem mais confortável e sustentável.

A renovação da frota contribuirá também para a preservação do ecossistema do rio Tejo, promovendo um ambiente mais saudável para a biodiversidade local. Como reconhecimento desse compromisso, cada um dos novos navios receberá o nome de uma ave autóctone do estuário do Tejo, incluindo espécies emblemáticas como a cegonha-branca, a garça-vermelha, o flamingo-rosa e a íbis-preta.

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