Até ao final de 2025, a Toyota contará com uma oferta renovada nos segmentos B, C e D-SUV, as categorias mais relevantes no mercado automóvel europeu.
A Toyota continua a expandir a sua gama de veículos elétricos a bateria na Europa, reforçando o compromisso com a neutralidade carbónica até 2035. A marca revelou recentemente novos modelos BEV, consolidando a evolução de conceitos anteriores para produção em larga escala. Até ao final de 2025, a Toyota contará com uma oferta renovada nos segmentos B, C e D-SUV, as categorias mais relevantes no mercado automóvel europeu. Os novos modelos mantêm as características fundamentais da marca: design moderno, eficiência energética e a opção de tração integral em diversos mercados. A robustez e fiabilidade, elementos centrais da identidade Toyota, também se refletem na garantia alargada das baterias BEV, assegurando que mantêm pelo menos 70% da capacidade original durante dez anos ou até um milhão de quilómetros, sujeito a avaliações anuais.
O bZ4X, o primeiro modelo elétrico da Toyota baseado na plataforma eTNGA, apresenta melhorias significativas para 2025. Disponível com duas baterias de iões de lítio (57,7 kWh e 73,1 kWh), integra motores elétricos mais potentes e um carregador de bordo de 22 kW na versão mais equipada. A função de pré-aquecimento da bateria optimiza os tempos de carregamento e as atualizações de software garantem um planeamento de rotas eficiente para veículos 100% elétricos.
Por sua vez, o novo Urban Cruiser, desenvolvido a partir do Urban SUV Concept de 2023, destaca-se pelo design imponente e versatilidade. A sua estrutura compacta favorece a condução urbana, enquanto o interior otimiza o espaço para os passageiros, oferecendo um sistema de bancos traseiros ajustáveis. A gama inclui baterias de 49 kWh e 61 kWh, ambas com tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), reconhecida pela durabilidade e segurança, com opções de tração dianteira ou integral.
Há também uma nova versão totalmente elétrica do Toyota C-HR, que mantém o carácter que fez deste modelo um sucesso desde 2016. Com uma carroçaria exclusiva para BEV, apresenta um design sofisticado e um interior espaçoso, rivalizando com modelos de segmentos superiores. A bagageira tem capacidade para 416 litros, enquanto a motorização elétrica, partilhada com o bZ4X, disponibiliza potências entre 167 e 343 cv, com duas opções de bateria (57,7 kWh e 77 kWh). A tração integral pode ser especificada para otimizar a aderência e a experiência de condução.
Além disso, a Toyota planeia lançar seis novos modelos BEV até 2026, seguindo a abordagem já aplicada ao Urban Cruiser e ao C-HR+. A estratégia passa por manter denominações familiares para facilitar o reconhecimento pelo público. Além disso, a marca tem vindo a explorar a eletrificação de outros segmentos, como demonstrado pelo conceito Land Cruiser Se, apresentado no Japan Mobility Show 2023, que aplica tecnologia 100% elétrica ao emblemático todo-o-terreno da Toyota. A longo prazo, a Toyota investirá no desenvolvimento de baterias de nova geração, incluindo unidades de baixo custo e alto desempenho. A introdução de baterias de estado sólido, prevista para os próximos anos, promete revolucionar o desempenho dos veículos elétricos.