O objetivo? Poupar dinheiro da Feira de Época para que chegue para outros eventos culturais.
Nos últimos 15 anos, a Feira de Época Memórias da História atraiu todos os verões várias dezenas de milhares de pessoas a Torres Novas, curiosas pelo ambiente medieval que vestia a baixa e o centro histórico da cidade nessa altura. Contudo, pela primeira vez desde 2010, ao contrário de anos anteriores, os torrejanos não vão poder voltar atrás no tempo no próximo verão.
Em reunião camarária esta quarta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal confirmou os rumores que há dias se difundiam pelas redes sociais: este ano a Feira de Época não vai acontecer, regressando apenas em 2027.
O objetivo, como explicou o presidente José Trincão Marques, é aproveitar o orçamento que seria gasto no evento medieval (cerca de 200.000€) e melhorar as Festas da Cidade e a Festa da Benção do Gado, que acontece em Riachos de quatro em quatro anos. O ano de 2026 vai ser um teste, havendo a possibilidade da feira se tornar um evento bienal.
A verdade é que já era notável o cansaço de uma grande parte dos torrejanos em relação à Feira de Época, e a suspensão do evento durante uns tempos já era pedida nas redes sociais por muita gente, precisamente na altura da feira.
