Vai tornar-se mais fácil saber onde há lugares disponíveis para estacionar em Torres Novas.
Há cerca de um ano, falámos sobre os avanços do Projeto Bairro Comercial Digital “Vila”, em Torres Novas, quando começaram a surgir as primeiras instalações modernas num centro histórico bastante antigo. E a verdade é que a modernização da zona histórica da cidade modernização continua a bom ritmo, e agora debruça-se sobre o estacionamento.
Nas últimas semanas têm sido vistas pela cidade algumas intervenções que se tratam da instalação de sensores inteligentes de estacionamento em várias das artérias principais. Até ao momento foram instalados 126 sensores de superfície, mas está prevista a implementação de cerca de 600. Apesar de se encontrar ainda em fase de implementação, prevê-se que, em breve, abranja todo o perímetro do projeto.
Estes sensores permitem detetar em tempo real a ocupação dos lugares de estacionamento, disponibilizando essa informação aos utilizadores através de uma aplicação para dispositivos móveis, ainda sem data de lançamento prevista. Assim, vai tornar-se mais fácil saber onde há lugares disponíveis para estacionar, reduzindo o tempo de procura, o tráfego desnecessário e o impacto ambiental.
O objetivo do município torrejano é claro: “melhorar a acessibilidade ao comércio local, facilitando o estacionamento e promovendo uma experiência mais cómoda para quem visita o centro histórico“, diz a autarquia em . Além de facilitar o estacionamento, os sensores irão recolher dados que serão “uma ferramenta essencial para decisões futuras na área da mobilidade urbana, no planeamento do espaço público e na definição de políticas que tornem o centro histórico mais acessível, sustentável e atrativo“.
Este projeto prevê ainda visitas virtuais guiadas a pontos de interesse, cacifos pick-up and collect e sistemas de rega inteligente. Todas as inovações são complementadas por uma estratégia de marketing que potencia a implementação do Marketplace, que já aconteceu, e a transformação digital do Bairro.
