Existem vários relatos de utilizadores insatisfeitos com Magic Boxes que levantaram em diversos restaurantes e pastelarias.
Quem nos segue deverá saber por esta altura que somos grandes fãs da Too Good To Go, aplicação dinamarquesa que chegou a Portugal no ano passado para combater o desperdício alimentar.
Para quem ainda não está a par, a Too Good To Go é uma app que faz com que seja possível comprar excedentes alimentares de restaurantes, hotéis e supermercados.
Isto acontece graças ao marketplace online daquele serviço, local onde os estabelecimentos parceiros podem colocar à venda os excedentes do final do turno ou do dia.
No final do dia, é uma decisão que irá ajudar a baixar custos de produção e a evitar o desperdício alimentar, além de que os utilizadores podem beneficiar de refeições de qualidade a preços mais acessíveis. Sem a Too Good To Go, muitos desses produtos e refeições iriam para o lixo.
Aliás, existir a Too Good To Go em Portugal é bastante relevante, uma vez que, no país, os portugueses desperdiçam todos os anos um milhão de toneladas de comida, o que equivale a 50 mil refeições todos os dias.
Dito isto, é fácil perceber o valor deste aplicação dinamarquesa, que muitas alegrias tem dado aos utilizadores portugueses. Porém, nem tudo é perfeito.
O objetivo da app é, lá está, combater o desperdício alimentar, mas existem estabelecimentos que não entendem bem o conceito, com os responsáveis a aproveitarem a existência da app para despachar produtos que, até então, não tinham vendido nesse dia. Há também quem tenha levantado encomendas que não correspondem ao valor real.
A imagem que podem ver aqui em cima é um desses exemplos. Não vamos referir o nome do estabelecimento, mas esta foto diz respeito a duas Magic Box (cada caixa custou 2,99€), cujo valor original é de 18€.
O intuito da Too Good To Go é fazer com que os utilizadores tenham direito a produtos que custam x, mas que, como são excedentes, podem ser adquiridos a preços muitíssimo atrativos. Não é difícil compreender o conceito, até porque é uma forma de conseguir algum dinheiro ao invés de se mandar os excedentes para o lixo.
Claramente não foi o caso desta pastelaria. Fazendo as contas, alguém pagou 5,98€ por cinco produtos e, por este preço, mais parece que estava a comprar algo pelo valor normal, como se tivesse ido a uma outra pastelaria qualquer. Não faz sentido.
Na primeira das fotos que podem ver aqui em cima está uma Magic Box que foi levantada numa churrasqueira. Sim, sabemos que não é possível escolher o que vem na caixa, pelo que, muito provavelmente, não nos vão dar um frango assado. Ainda assim, não deixa de ser publicidade enganosa. Na app, esta Magic Box custa 3,99€, mas o valor original é de 12€. Será? Temos muitas dúvidas.
A segunda imagem diz respeito a um estabelecimento em Coimbra, com esta “waste warrior” (é assim que a Too Good To Go chama aos seus utilizadores) a referir que, após ter chegado a casa, notou que não tinha nem uma única peça de fruta que estivesse em condições para consumo. Para estas casos, a Too Good To Go refere que “atendendo ao carácter mais volátil deste tipo de excedentes, até 20% do conteúdo pode não estar em óptimas condições”. Tudo certo, mas, pela foto, mais de 20% dos produtos não está em condições.
Já a terceira foto apresenta produtos de mais uma Magic Box, neste caso de uma pastelaria em Portimão. Por 3,29€, trouxe uma quantidade que, diríamos, é justa, tendo em conta o preço. O problema? Estava tudo duro. “Os brigadeiros de coco mais pareciam pedras da calçada”, desabafou a utilizadora que adquiriu a caixa, tendo mandado tudo para o lixo.
Não queremos encher este artigo de maus exemplos/más experiências, mas há claramente quem não perceba o intuito da aplicação, não só não fazendo o que é suposto, mas aproveitando-se para meter mais alguns euros no bolso injustamente.
A equipa do Echo Boomer também teve más experiências, desde recolher Magic Boxes que não valiam o valor original até situações em que ninguém no estabelecimento sabia da existência da aplicação, ficando sem saber o que fazer e fazendo-nos esperar largos minutos. Francamente mau.
Existe, parece-nos, uma falta de orientação. Não basta querer aderir à app, é preciso compreender e identificar-se com o conceito de combate ao desperdício alimentar. Seria também positivo a Too Good To Go “obrigar” os estabelecimentos aderentes a dar formação a todos os seus funcionários, pois assim já não existiriam tantos problemas.
Claro, nem tudo é mau. Existem muitos utilizadores com experiências extremamente positivas, trazendo, por diversas vezes, vários produtos que excedem largamente o valor original. Basta verem as stories que a empresa vai fazendo no Instagram.