A aplicação dedicada às Smart TVs tem cada vez mais importância no negócio do YouTube.
A gigante do streaming, que é propriedade da Google, revelou a sua análise referente ao ano de 2024, destacando as tendências e desempenho do YouTube na TV. Assim, segundo o que foi revelado, mais de mil milhões de horas de vídeos são assistidas através da aplicação dedicada para as Smart TVs.
Aqui, são bastante importantes as categorias de conteúdo desportivo e programação infantil. Em 2024, o YouTube registou um aumento de mais de 30% no tempo de visualização de vídeos desportivos, comparativamente ao ano anterior. Esse aumento deve-se, em grande parte, ao crescente interesse dos adeptos pelas antevisões, repetições e entrevistas pós-jogo. Para incentivar ainda mais o envolvimento, o YouTube está a testar a nova funcionalidade “Assistir com”, que permite aos criadores de conteúdo desportivo oferecer comentários, análises e reações em direto durante os eventos.
Os podcasts também tiveram um forte crescimento, com mais de 400 milhões de horas de conteúdo de podcast visualizadas todos os meses. Ao mesmo tempo, o YouTube tem registado um aumento contínuo no consumo no grande ecrã, graças ao aumento do conteúdo de qualidade carregado pelos criadores.
YouTube na TV cada vez mais importante para a plataforma
Outro aspeto a destacar é o aumento de 35% nos vídeos 4K na plataforma, contribuindo para um aumento de 30% na receita dos criadores que transmitem na televisão. O YouTube também lançou diversas novidades para melhorar a experiência do utilizador de TV, como uma nova interface e um botão de subscrição integrado diretamente no reprodutor de vídeo.
Por último, foi lançado um novo código parental para televisores, que permite controlar melhor o acesso das crianças aos vídeos e proteger as contas dos restantes membros da família.