Tivoli Carvoeiro Algarve Resort – Preparado para o verão na falésia do Vale Covo

- Publicidade -

Rodeado de arribas rochosas, praias douradas e coloridas aldeias piscatórias, o Tivoli Carvoeiro é, desde há muito, um destino de eleição. Fomos perceber o porquê.

Nesta altura do ano, são muitos os portugueses que rumam ao Algarve para uns merecidos dias de descanso. Se, por um lado, uns quantos milhares preferem a zona de Monte Gordo, outros tantos rumam a zonas como Portimão, Albufeira ou Vilamoura. Para orçamentos mais folgados, há também outra zona que podem (e devem) conhecer: o Carvoeiro, uma vila portuguesa do município de Lagoa.

Suponho que estejam a estranhar esta nossa introdução, mas o Echo Boomer foi convidado para uma press trip no passado mês de junho, onde tivemos a oportunidade de conhecer pela primeira vez um hotel que sofreu uma total renovação em 2017: o Tivoli Carvoeiro Algarve Resort.

Alguns leitores que nos seguem provavelmente ainda não eram nascidos quando, em 1999, o Tivoli Carvoeiro foi inaugurado, e, desde então, tem sido um destino de eleição para milhares de clientes. Mas como tudo na vida, há que fazer uma evolução.

Encaixado numa das encostas de penhascos que caracterizam a pitoresca vila de Carvoeiro, no alto da falésia de Vale de Covo, este hotel de cinco estrelas, localizado a 10 minutos a pé do centro da vila, levou a cabo, em 2017, uma renovação total com um investimento de 11 milhões de euros, de maneira a proporcionar aos seus clientes uma experiência ainda mais inspiradora e completa.

Foram cinco meses de reestruturação intensa, com muitas novidades. Uma delas foi a redução do número de quartos – às vezes menos é mais, diga-se. De 293 passou para 248 quartos, espaçosos e confortáveis, com uma aura estival e um design fresco e atual, onde predominam os tons de azul e o branco. É através de um destes quartos – dependendo da opção escolhida – que podem avistar a imensidão do Oceano Atlântico ou os jardins, num convite a contemplar as esplêndidas paisagens, no conforto da varanda do quarto. Pode-se dizer que é um refúgio de um paraíso à beira mar.

Nos quartos, distribuídos por seis pisos, a novidade na altura passou pelos Family Rooms, criados para quem gosta de viajar em família ou entre amigos, permitindo que até quatro pessoas fiquem instaladas no mesmo quarto, com o máximo conforto e conveniência.

Dessa remodelação, destacou-se também três novos restaurantes; três bares, incluindo o Sky Bar Carvoeiro, um local privilegiado para quem não dispensa um pôr-do-sol repleto de glamour; bem como o Tivoli Spa, para relaxar o corpo e a mente. Confessamos que foi a nossa primeira vez no Tivoli Carvoeiro, pelo que foi com curiosidade que pudemos visitar o hotel durante duas noites e perceber se o buzz criado à volta do mesmo tem razão de ser: Spoiler alert: vale mesmo a pena!

A nossa press trip tinha como objetivo dar as boas vindas à estação mais quente do ano com uma mão cheia de sugestões gastronómicas, a experimentar nos diferentes espaços do hotel. E juntamente com bloggers, jornalistas e influenciadores, tivemos um fim de semana em cheio.

1º dia – Uma noite espetacular e sushi gostoso no Sky Bar Carvoeiro

Dia 16 de junho, check-in a partir das 15h. Depois de uma viagem de Setúbal para a zona do Carvoeiro, feita com toda a calma e sem percalços, foi por volta as 16h que chegámos ao Tivoli Carvoeiro. Após uns breves minutos na receção e já com os cartões de hóspedes, dirigimo-nos para o nosso quarto, um Quarto Deluxe Vista Mar, com uma varanda que proporcionava uma bela vista não só para o jardim, como para o Oceano Atlântico. No caso deste tipo de quartos, têm cerca de 23m2 e encontram-se entre o o 1º e o 6º piso do resort, mobilados com cama de casal ou duas camas Twin. Os hóspedes têm acesso a cofre eletrónico, máquina Nespresso e Internet Wi-Fi (sem custos acrescidos, claro) bem rápida.

Um quarto moderno, com tudo aquilo que um hotel de 5 estrelas deve proporcionar aos clientes, e com uma decoração elegante inspirada no mar, que se divide entre os tons brancos e as subtis sombras de azul. Apesar de não ser propriamente um quarto super espaçoso, a grande mais valia está mesmo na agradável varanda, que convida a relaxar durante um bom serão. Já a cama, essa, poderão estranhar a primeira noite, isto caso estejam habituados a um colchão mais firme (como é o nosso caso). Mas assim que o corpo se habitua, a noite de descanso é maravilhosa. Em suma, tudo certo para uma excelente estadia.

Como tínhamos um programa pré-definido, não nos podíamos esticar muito no tempo, pelo que fomos conhecer os “cantos à casa”: passámos pelos restaurantes (sobre os quais abordaremos em seguida), pela zona do SPA, o modesto ginásio e, claro, a zona da piscina exterior.

A funcionar todos os dias das 9h às 19h, a piscina exterior ganha pontos por ser possível descontrair numa das espreguiçadeiras disponíveis ao sol com a fabulosa vista sobre a falésia como pano de fundo. Para tornar a coisa ainda melhor, têm à disposição o bar Turquoise, com vários petiscos, saladas, sanduíches e hambúrgueres, bem como cocktails, bebidas espirituosas, sangrias e, claro, uma cuidada seleção de vinhos.

Para quem preferir, está também disponível a piscina aquecida interior, a funcionar das 8h às 20h. Esta, confessamos, não chegámos a experimentar.

Após uns mergulhos, a agenda dizia-nos que era tempo de nos despacharmos para o início do evento Sky Summer Opening, a acontecer no Sky Bar Carvoeiro.

O Sky Bar Carvoeiro foi, precisamente, uma das novidades aquando da renovação do hotel em 2017. Quase entrando pelo mar adentro, o Sky Bar Carvoeiro trouxe um novo glamour à vida noturna do Algarve. Com um design elegante e acolhedor, é o local indicado para um belíssimo final de tarde ou uma noite mais animada, ou não fosse, no final de contas, um rooftop bar com vista de 360º para o mar e para as falésias. E não admirou, portanto, que o Sky Bar Carvoeiro tivesse sido o escolhido para dar as boas-vindas ao verão com este evento.

Num primeiro momento, e com uma banda sonora proporcionada pelo DJ Mário Marques, os convidados e clientes do Tivoli Carvoeiro tiveram direito a um cocktail de boas-vindas, com muito bom vinho e alguns acepipes a circular. Já o período do jantar, o chamado cocktail dinatoire, foi um festim de sabores: Sopa Tom Yum Goong de Camarão, Camarão Cozinho e camarão de espinho, Lulinhas fritas com molho de iogurte e lima, Paelha de bivalves com polvo grelhado, Koftas de borrego e de novilho com Tzatziki em pão pita, Ostras, Ceviche de salmão e variadas peças de sushi e sashimi. Para os vegetarianos, havia Falafel com molho de iogurte, Tapioca de tomate com espuma de parmesão, Salada Tai Som Tam e, ainda, Cones de guacamole, hummus e pesto de tomate com legumes.

Para sobremesa, havia gelados e sorvetes, bolas de Berlim, doce fino do Algarve e, ainda, Fondue de chocolate com espetadas de fruta e marshmallows. Para acompanhar tudo isto, bar aberto com bebidas selecionadas.

Às 21h30, o serão foi abrilhantado pela Ricardo Sousa Band, e houve uns quantos que perderam a timidez e bateram o pezinho de dança ao som de clássicos da nossa vida. A noite, essa, estava perfeita, com uma temperatura super agradável.

Fora do âmbito deste evento, fiquem a saber que, desde o verão de 2022, que o Sky Bar Carvoeiro se divide entre a área de restaurante de sushi, para a qual é possível fazer reserva antecipada, e a zona de bar tradicional com tapas e cocktails para aproveitar o por-do-sol dos finais de tarde de verão.

No caso da área de restaurante, a ementa é assinada pelo sushiman Arisio Junior e oferece inúmeras propostas tradicionais de sushi, com o peixe mais fresco da costa, e outros pratos orientais de eleição. Dos clássicos Nigiris, Makis, Uramakis e Hossomakis, ao sashimi ou ainda às propostas de fusão, como os Hot Rolls, a carta apresenta também diferentes combinados de sushi e sashimi, e ainda alguns pratos quentes, como as incontornáveis Gyosas. Para uma harmonização perfeita, há uma lista de vinhos cuidadosamente selecionados.

O Sky Bar Carvoeiro está aberto todos os dias, das 18h às 22h, e conta com DJ e atuações musicais ao vivo, de quinta-feira a domingo.

2º dia – Mare Bistro, prova de vinhos com sommelier e um jantar de sushi especial

Depois de uma boa noite de sono, fomos a tempo de experimentar o pequeno-almoço buffet do Tivoli Carvoeiro, que é fabuloso. Servido no MED Food & Wine, também uma das novidades da remodelação efetuada em 2017, é um dos melhores pequenos-almoços que já experimentámos.

A variedade é imensa: muita fruta de época, charcutaria variada, muitos tipos de pães, doces regionais, mini cheesecakes, waffles feitas no momento, omeletes feitas no momento… Claro, é normal que a oferta vá variando aqui e ali, mas qualidade e quantidade é algo que o Tivoli Carvoeiro assegura.

A nível de bebidas, é o próprio staff que vem à mesa servir. Entre cafés, cappuccinos ou sumos, há muito por onde escolher.

Estômago cheio e manhã livre, aproveitámos para usufruir mais uns minutos da piscina exterior, pois como viríamos a descobrir, não haveria mesmo tempo para mais.

Rapidamente chegou a hora de almoço, e basicamente foi ir ao quarto, tomar um duche, mudar de roupa e sentar no lugar reservado no Mare Bistro, que fica junto à piscina. Com a descontração típica de um bistrô, é o spot certo para uma refeição ligeira, mas com os mais frescos ingredientes locais, com uma ementa à base de petiscos e saladas a acompanhar uma variada opção de grelhados com produtos frescos do mar e da terra.

Para o nosso almoço, juntamente com os restantes convidados, tínhamos como entradas Camarão Al Ajillo, Salada de polvo, Salada de bacalhau, Mexilhões com molho virgem e Tábuas de queijo e charcutaria, acompanhadas do vinho João Clara Rosé. Como prato principal, Arroz de tamboril, acompanhado de um Cabrita Reserva Branco. E para finalizar em beleza, um Crème brûlée de poejos com sorvete de tangerina, acompanhado de um Barranco Longo K.O.

No entanto, os hóspedes podem optar por outros pratos, como Bacalhau à Lagareiro, Polvo à Lagareiro, Espetada de Peixe, Lavagante, Picanha, Entrecôte de Novilho ou Frango Piri-Piri.

O almoço estendeu-se mais que o previsto, pelo que, e praticamente logo de seguida, seguimos para uma prova de vinhos acompanhado do sommelier Francisco Meira. Inicialmente, a prova estava idealizada para ser realizada no restaurante The One, mas devido ao calor, e também para deixar os convidados circular mais à vontade, de modo a promover o momento de convívio, a prova foi feita no jardim Belvedere, onde se promovem luxuosos piqueniques num cenário deslumbrante.

Ali, tínhamos Ostras ao Natural, Cocktails de camarão, Bruschetta de Presunto, Poke Bowl de Atum e Salmão Fumado com endro e lima. A fazer o pairing tivemos os vinhos Cloudy Bay Sauvignon Blanc, Atlantis Rosé, Château Minuty Rosé, Insula Verdelho e Quinta do Francês Sauvignon Blanc.

Para os hóspedes, existem duas experiências únicas para aproveitar o jardim Belvedere este verão: o Piquenique na Falésia e o Dining Delight.

Disponível diariamente em horário a ajustar com as preferências dos clientes, os piqueniques no cenário deslumbrante do jardim Belvedere são uma experiência descontraída e deliciosa para usufruir da natureza numa localização única. Rissois de camarão, Croquetes de novilho, Chamuças de legumes e Pâté en Croûte de aves e saladas em verrine dão as boas-vindas a esta viagem de sabores num cenário deslumbrante, que tem como prato principal um Bacalhau com espinafres e camarão gratinado com broa de milho. Para sobremesa há Salada de fruta, Bolo de chocolate com morangos, Brigadeiros e uma seleção de pastelaria regional. Para celebrar este momento especial, a cesta de picnic inclui também uma garrafa de champagne Perrier-Jouet. O preço é de 250€ para duas pessoas.

Perfeito para celebrar um momento único a dois, um jantar à luz das velas ou do por do sol, num magnífico cenário exclusivo à beira-mar, no alto da falésia e com o mar a perder de vista, o Dining Delight propõe um menu especial de degustação acompanhado por um paring de vinhos portugueses selecionados pelo sommelier da casa. Lulas Fritas com Molho de Iogurte e Lima, Moreia Frita com Aioli de Cenoura Algarvia, Presa de Porco Preto com Maçã Verde, Balsâmico e Parmesão e Carpaccio de polvo com coulis de pimentos assadose gaspacho de morango com queijo feta dão início a esta experiência gastronómica, com o Risotto de Coentros com Vieiras e Limão Caviar, a Cataplana de Salmonete com Bivalves da Ria e Arroz de Laranja de Silves ou o Carré de borrego com molho de alecrim, ratatouille de legumes e bulgur a tomarem o palco principal. A Cúpula de Chocolate Negro com Creme e Gelado de Avelã e Amêndoas dão por finalizada esta experiência gastronómica. Servido diariamente entre as 19h e as 22h00, o preço do Dining Delight é de 230€ por pessoa.

Ah, e não nos podemos esquecer: querem fazer um pedido de casamento inesquecível no Belvedere? Falem com o staff do hotel e proponham a vossa ideia.

Quanto a nós, finalizámos o dia em beleza novamente no Sky Bar Carvoeiro, mas desta vez para uma experiência de sushi muito especial, proporcionada pelo chef Arisio Junior. Um menu de degustação criado propositadamente para a ocasião, com todo o cuidado e requinte, como podem comprovar pelas fotos.

Eis o menu: Ostra, molho ponzu e ovas de peixe voador com yuzu; Tataki de salmão com velouté de peixe e jalapeño; Sakana teriyaki; Seleção de atum: akami, chutoro e otoro; Uramaki com tártaro de camarão, pepino, ovas, maionese picante e kizami; e Creme de yuzu com trufas de chocolate. A acompanhar tivemos Espumante Murganheira Único Sauvignon Blanc, Sky Rosé, Quinta do Sobreiró Grande Reserva Branco, Espumante Rosé Barranco Longo Quê 4, Donnhoff – Kabinett Kreuznacher Krötenpfuhl e Cocktail Grasshopper, respetivamente. Apesar da demora, foi absolutamente irrepreensível. Por nós, até tínhamos comido a dobrar.

3º dia – Despedida com um passeio pelos Sete Vales Suspensos e um brunch de domingo

O terceiro e último dia desta press trip prometia ser giro. O check-out estava previsto para cedo, uma vez que estava programado um passeio pelos Sete Vales Suspensos. E depois de mais um excelente pequeno-almoço, lá fomos.

O Percurso dos Sete Vales Suspensos acompanha a linha sinuosa das arribas, oferecendo aos caminhantes perspetivas únicas sobre o cenário marítimo.

Trata-se de um percurso de natureza pedonal que se estende por 5,7 quilómetros (ou seja, 11,4 km ida e volta), ligando a Praia de Vale Centeanes à Praia da Marinha. O percurso desenvolve-se ao longo de uma linha quase contínua de arribas, apenas interrompida por linhas de água que, na sua maioria, desembocam acima do nível do mar, dando origem aos vales suspensos que emprestam o nome ao percurso.

Cada vale suspenso esteve, num passado distante, associado à foz de uma linha de água e testemunha a intensa erosão a que esta orla costeira está sujeita, já que deve a sua formação a um recuo rápido do litoral não acompanhado pelo entalhe da linha de água.

As arribas desta orla costeira, esculpidas pela água ao longo de milhões de anos, são o elemento dominante na paisagem, desdobrando-se em relevos imponentes de singular beleza. Para além do seu valor geomorfológico e paisagístico, estas arribas calcárias proporcionam a existência de habitats únicos que acolhem flora e fauna assinalável. É o caso dos matagais de zimbro, uma comunidade relíquia que ocupa o topo das arribas, das diversas aves marinhas que se abrigam nas paredes rochosas ou dos morcegos que utilizam as grutas típicas destes ambientes cársicos.

O Percurso dos Sete Vales Suspensos apresenta dificuldade média, seguindo por carreiros e caminhos no topo das arribas. Portanto, levem calçado adequado, proteção solar e água. E não ultrapassem as vedações dos algares (poços naturais) na área.

Além disso, e como a orla costeira algarvia se caracteriza pela sua riqueza natural e sensibilidade ecológica, recomenda-se que não caminhem fora dos trilhos, de modo a evitar a degradação da vegetação.

Este percurso tem 45,50 metros de altitude máxima, na Praia de Vale, e 7,50 metros de altitude mínima, na Praia de Benagil. A duração média, de ida e volta, é de cerca de seis horas, sendo recomendado que façam o percurso na primavera ou outono. No nosso caso, fizemos o percurso, é certo, mas nem metade – tomámos um atalho com a ajuda de um guia algarvio.

Depois do momento cárdio do dia, nada como aconchegar o estômago. E a nossa estadia no Tivoli Carvoeiro terminou com um brunch, com serviço à carta, no Azur Bar. No coração do hotel, com uma exuberante vista para as falésias, a paisagem dá o mote para diferentes combinações, das mais tradicionais, como as Panquecas ou as Taças de granola e fruta, às mais originais, como as Ostras da Ria Formosa, os Filetes de polvo em tempura com molho tártaro ou o Camarão tigre.

Têm também outras opções, como ovos confecionados de formas diferentes, Bagel de salmão fumado com mousse de rábano, pepino em conserva, picles de cebolinha e alcaparras; Hambúrguer de carne barrosã DOP servido com tomate, alface, molho BBQ, maionese de manjericão, compota de cebola roxa e queijo cheddar; Ceviche de peixe branco; Salada de Poke Bowl de atum e abacate; Bife à Portuguesa clássico; Caril verde de legumes servido com arroz basmati; e sobremesas como Chessecake de frutos vermelhos, Tarte de maçã morna ou gelados. Para acompanhar, têm vinhos, cocktails, mocktails e sangrias.

Havia mais por explorar, é certo, mas o tempo é escasso. Uma coisa é certa: vamos certamente regressar! O Tivoli Carvoeiro está à vossa espera à distância de um clique, mas podem também ligar diretamente para o 282351100, ou enviar um email.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados