- Publicidade -

Desenhado para Pros, o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller é um comando versátil, completo e com boas ideias, mas revela-se menos ergonómico e interessante quando comparado com a concorrência.

Apesar de não ser propriamente a primeira empresa a fazê-lo, a Xbox de alguma forma captou as atenções dos jogadores com a sua linha de comandos Xbox Elite, que procuravam uma forma aumentada e personalizada de jogar os seus jogos de consolas, com atalhos, comandos e outras funcionalidades Premium. A PlayStation, mais recentemente, trouxe-nos uma proposta semelhante com o seu DualSense Edge. E entre essas duas soluções oficiais, foram várias as marcas que tentaram também posicionar-se de alguma forma nesse segmento.

Uma delas é a Thrustmaster, uma marca de periféricos e controlos de videojogos, que conta com uma ótima reputação no que toca a volantes e outros periféricos muito específicos, como joysticks e hotas, assim como módulos e componentes para diferentes peças do seu catálogo.

Com esta filosofia em mente, surge o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller, que apresenta mais valias únicas face à concorrência. Mas será que a soma das suas partes faz justiça a um pacote completo e sólido?

Mais do que personalização, o formato modular do Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller é palavra de ordem deste periférico que me chegou às mãos na sua versão para PC e Xbox, e que, por definição, surgem quase sempre, sejam oficiais ou de outras marcas, com formato assimétrico, ou seja, com o analógico esquerdo em cima e o direito em baixo.

Com o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller, os analógicos podem ser colocados de forma simétrica ou assimétrica, graças à possibilidade de os remover e trocar através de satisfatórias ligações magnéticas, que fixam de tal maneira que criam a ilusão de que o comando é tal e qual como o vemos. Para isso, também o d-pad é modular, alterando de posição com ambos os analógicos, sendo possível colocar os dois do mesmo lado à esquerda. Uma experiência interessante, mas pouco prática.

Este interessante formato modular tem vantagens que vão para lá da preferência dos jogadores em ergonomia ou desempenho, para as quais este comando foi desenhado, elevando assim as possibilidades de personalização com novos módulos coloridos e com outros formatos – como o ESWAP Fighting Module, ou para aqueles casos em que estes componentes se estragam ou desgastam. Se, num comando tradicional, um analógico ou botão direcional se estraga, obrigando à reparação ou substituição completa do comando, com o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller há sempre a possibilidade de visitar a loja online oficial e comprar uma peça de substituição, ou até um pacote completo que inclui outros módulos.

Para alem destes módulos, também os gatilhos podem removidos com uma pequena chave incluída, a borracha dos analógicos substituída por topos côncavos ou convexos, e até as pegas laterais, aqui magnéticas, podem ser removidas.

Se tudo isto parece excelente, é porque é assim mesmo, e fica melhor quando olhamos para as escolhas da Thrustmaster na sua conceção, particularmente o uso de botões mecânicos, que oferecem um desempenho muito superior aos botões de membrana tradicionais, com tempos de resposta mais imediatos e um nível de satisfação de clique fantástico. Assim como os seus analógicos S5 NXG, bastante suaves, responsivos e com um excelente efeito de mola que ajuda também a criar uma resistência satisfatória.

Como outros comandos do género, o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller vem equipado com vários atalhos especiais. Na sua base temos controlos de volume e atalhos de perfis, bastante acessíveis, ao passo que, na traseira, ao invés de gatilhos ou pedais, temos quatro botões, que por defeito vêm configurados com o formato XYAB.

E claro, para tirar partido de todas as vantagens, temos que ter um software, o ThrustmapperX, disponível para Xbox e Windows, que não é nada por aí além, permitindo afinações simples, mas essenciais, como deadzones dos analógicos e dos gatilhos, as suas sensibilidades, os níveis de vibração e, claro, o mapeamento dos comandos.

Infelizmente, daqui para a frente a experiência proposta pelo Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller não passa de um satisfatório. Começando por este software, que no PC bloqueia e encerra com frequência, além de apenas permitir o mapeamento de dois perfis distintos – em alguns casos apresentam uma personalização um pouco redundante devido ao design do próprio comando.

Ao pegar no Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller, sentimos rapidamente que este é um comando bastante distinto do tradicional da Xbox. Mais leve e mais largo. Há também uma sensação de leveza inerente dos materiais de plástico usados pouco premium e da sua natureza de ser um comando com fios, o que pode ser um sacrifício e um compromisso muito grande para um comando de 179,99€.

A sua ergonomia também é relativamente estranha. Durante as minhas sessões de jogo, nunca me senti completamente em controlo das minhas ações. Não devido às experiências com trocas de posição de botões, mas por causa de, por exemplo, do quão altos e distantes os botões de pausa e de opções se encontram, obrigando a esticar demasiado o polegar para lá chegar. Torna-se especialmente notório trocando com os comandos normais da Xbox e da PlayStation, onde estão mais acessíveis. De igual forma, temos os botões traseiros, que são pequenos demais, dificeis de distinguir, e que se encontram numa posição relativamente estranha, suportando apenas dois dedos médios.

Outro aspeto que não me agradou muito foram os gatilhos. Apesar de contarem com afinação de deadzones e até interruptores para disparo rápido, no seu modo padrão não só oferecem pouca resistência à pressão, como têm uma distância de ação muito reduzida, tornando quase redundante o uso dos interruptores ou a afinação no software. Este efeito de ação reduzida torna o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller um comando até pouco interessante para jogos que dependem do uso mais exaustivo dos gatilhos, como por exemplo jogos de corridas. O que é irónico uma vez que existe até uma versão oficial deste comando para o Forza Horizon 5.

Por 179,99€, o Thrustmaster ESWAP X 2 Pro Controller é, em teoria, um dos comandos mais completos do género disponíveis, cheio de interessantes soluções, criativas e distintas até. Mas com compromissos e atalhos de design que tornam outras opções no mercado – como o Xbox Elite oficial – bem mais aliciantes.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Thrustmaster.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados