O novo trecho jogável de The Witcher IV apresentado no State of Unreal 2025 corre a 60FPS com Ray Tracing na consola da Sony.
Durante o evento State of Unreal 2025, a CD Projekt RED apresentou uma impressionante tech demo de The Witcher IV, a correr numa PlayStation 5 base, a 60FPS e com e Ray Tracing ativo, deixando antever a visão do estúdio para a fidelidade gráfica do seu novo jogo até nas consolas atuais. A apresentação fez parte da abertura do Unreal Fest 2025, numa colaboração com a Epic Games, na qual não foi apenas possível ver uma versão jogável ao vivo do jogo, mas também conhecer as bases tecnológicas que o irão moldar.
A demonstração acompanha Ciri, a protagonista desta aventura, numa missão em Kovir, região inédita no universo dos videojogos de The Witcher. Ao longo do percurso pelos ambientes montanhosos e florestas densas até à cidade portuária de Valdrest, foram mostradas várias novidades desenvolvidas em conjunto com a Epic para o Unreal Engine 5.
Entre os destaques técnicos apresentados estão o Unreal Animation Framework, que permite animações realistas mesmo em cenas com grande densidade de personagens, e o sistema Nanite Foliage, que preenche cenários naturais com elevado detalhe sem afetar o desempenho. A demonstração também revelou a utilização do MetaHuman com Mass AI, que possibilita multidões dinâmicas, e o ML Deformer, capaz de simular movimentos musculares subtis em personagens.
A CD Projekt RED sublinhou que esta demonstração representa um marco importante na colaboração com a Epic Games, iniciada em 2022. As ferramentas utilizadas na criação de The Witcher IV estão a ser integradas na versão 5.6 do motor gráfico e ficarão disponíveis para toda a comunidade de desenvolvimento, reforçando o compromisso com mundos abertos de alta qualidade técnica.
De acordo com Michal Nowakowski, co-CEO da CD Projekt RED, esta primeira apresentação “é um marco significativo” e prova do que foi alcançado na parceria com a Epic. Já Tim Sweeney, fundador da Epic Games, afirmou que o estúdio polaco é “o parceiro ideal” para desenvolver novas funcionalidades de construção de mundos dentro do Unreal Engine.
The Witcher IV está a ser desenvolvido para PlayStation 5, Xbox Series e PC, mas ainda não tem data de lançamento definida.