The Cure lideram o cartaz do North Festival 2026, que terá lugar na Maia com novo recinto, instalado na Cidade Desportiva da Maia.
Por esta é que ninguém esperava. Já se sabia que os The Cure não iriam tocar ao Primavera Sound Porto, dado o seu estatuto e o custo de contratação. Pensou-se que a banda de Robert Smith iria tocar ao NOS Alive, mas outros concertos agendados deixaram o grupo sem agenda. Houve, até, quem pensassem num concerto dos The Cure no MEO Kalorama 2026, cuja edição ainda não foi propriamente anunciada. Mas eis que tivemos uma grande surpresa: os The Cure acabam de ser confirmados no North Festival 2026, que no próximo ano irá mudar de recinto, passando a realizar-se na Cidade Desportiva da Maia, de 5 a 7 de junho.
A atuação neste festival é, para não dizer outra coisa, estranhíssima – basta olhar para os cartazes das últimas edições do North Festival para compreender isso mesmo, com artistas como Ivete Sangalo, Ana Castela, Alejandro Sanz, Nelly Furtado, entre muitos outros. Em todo o caso, pode-se dizer que este é um festival camaleónico, até pelas mudanças de recinto, tendo passado pela Alfândega do Porto, Parque de Serralves e, no próximo ano, instalando-se na Maia. Recorde-se, no entanto, que não houve North Festival em 2025, uma vez que a promotora Vibes&Beats não conseguiu utilizar o Estádio do Bessa para a realização do evento.
Mas voltando aos The Cure, são a primeira confirmação no evento, sendo que a banda irá atuar a 7 de junho. A banda deverá tocar clássicos como “Boys Don’t Cry”, “A Forest”, “Just Like Heaven”, “Lullaby” e “Friday I’m in Love”, bem como temas do mais recente álbum Songs of a Lost World, editado em 2024. A partir daqui, só podemos esperar um cartaz à altura de Robert Smith e companhia.
Quanto à mudança de recinto, diz a organização que tal se deve para esponder às necessidades do público, oferecendo maior capacidade, acessibilidade e melhores condições. Uma mais-valia é o facto de estar a poucos minutos de paragens de autocarro, da estação de metro mais próxima, do aeroporto Francisco Sá Carneiro e do centro do Porto. E sim, será o estádio da Cidade Desportiva a receber os concertos principais.
De resto, o North Festival 2026 promete reforçar a diversidade e a promoção da cultura nacional e internacional. Uma das novidades será o Palco JN Rock à Moda do Porto, dedicado à música portuguesa e à criatividade dos artistas do Norte. Haverá, também, o Palco Sunset, que regressa com programação renovada, concebida para preparar o público para os concertos principais e prolongar a animação ao longo da noite, com atuações de DJs.
Quanto aos bilhetes, serão postos à venda em breve.