11 bit Studios reconheceu o uso de IA em The Alters e pede desculpa aos jogadores

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O estúdio reconheceu o uso pontual de IA durante o desenvolvimento e assumiu a responsabilidade por não ter comunicado previamente.

A 11 bit Studios esclareceu a utilização de ferramentas de inteligência artificial durante a produção de The Alters, após terem sido identificados vestígios de conteúdo gerado por IA na versão final do jogo. Estes vestígios foram inicialmente identificados jogadores e divulgados numa pela a Eurogamer internacional, onde foi referido o aparecimento de um texto gerado automaticamente num monitor dentro da base do protagonista.

De acordo com o estúdio, foram utilizados elementos gerados por inteligência artificial como materiais temporários durante o desenvolvimento do jogo e com uma aplicação limitada. Um desses elementos era uma imagem com texto utilizada como textura de fundo, que ficou incluído no jogo de forma não intencional, devido a um erro interno. A equipa garante que o caso foi isolado, que já está identificado e será corrigido numa atualização.

Adicionalmente, o estúdio confirmou ter recorrido a ferramentas de tradução automática para legendagem de alguns vídeos externos que podem ser visualizados dentro do jogo. Esses conteúdos, criados por uma empresa contratadas e introduzidos nas fases finais de produção, exigiram tradução de última hora. O recurso a ferramentas como inteligência artificial, foi feito devido a limitações de tempo, com a intenção de substituir essas traduções após o lançamento do jogo, através de uma correção dedicada, algo que já está em curso.

O estúdio referiu ainda que os textos localizados de forma automática correspondem apenas a cerca de 0,3% do total do conteúdo de texto do jogo, de onde se estima que conta com 3,4 milhões de palavras em todas as línguas.  A 11 bit Studio afirma que a alternativa teria sido apresentar esses segmentos de texto apenas em inglês, mas isso tornaria o jogo menos acessível para quem joga noutras línguas.

No mesmo comunicado, a 11 bit Studios reconheceu que deveria ter informado previamente a comunidade sobre estas decisões, independentemente da sua escala ou impacto. A equipa sublinha que está a rever os seus processos internos, com o objetivo de manter a transparência no desenvolvimento dos seus jogos. Desde o início de 2024, a Steam exige que todos os jogos incluam no processo de submissão uma indicação clara sobre o uso de conteúdos gerados por IA, sejam gráficos, som, texto ou código, algo que neste caso parece ter passado ao lado.

The Alters não é o jogo mais recente a ser confrontado com críticas pelo uso de inteligência artificial durante a produção. O estúdio britânico da Frontier Developments, também retrocedeu no uso de IA generativa em Jurassic World Evolution 3 após críticas da comunidade. Mas neste caso a sua aplicação era mais aprofundada com conteúdos gerados aplicados diretamente no jogo final.

The Alters está disponível para PC e consolas e poderão ficar a conhecer melhor o jogo na nossa breve análise.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
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