A Powerwall 3 surge como uma solução ainda mais eficiente e potente.
A Tesla expandiu a sua oferta energética em Portugal com a chegada da Powerwall 3, a mais recente versão da sua bateria doméstica.
Desde a introdução da primeira versão em 2015, seguida pela Powerwall 2 em 2017, mais de 800.000 unidades foram instaladas globalmente. Agora, a Powerwall 3 surge como uma solução ainda mais eficiente e potente, capaz de fornecer energia à maioria das habitações europeias apenas com uma unidade.
A funcionalidade de armazenamento de energia solar é um dos grandes trunfos desta nova geração. Durante o dia, a bateria acumula o excedente de eletricidade produzido pelos painéis solares, permitindo a sua utilização à noite ou em períodos de maior consumo, quando as tarifas são mais elevadas. Em Portugal, diz a Tesla, esta tecnologia pode reduzir, em média, em 71% a dependência da rede elétrica convencional.
Além disso, o sistema integra um modo de Controlo Baseado no Tempo, que ajusta o carregamento da bateria conforme as variações do preço da eletricidade ao longo do dia. Dessa forma, a Powerwall pode ser carregada nos períodos de tarifas mais baixas e fornecer energia armazenada quando os custos são mais elevados. Com esta estratégia, alega a Tesla, as poupanças anuais podem atingir os 1.044€ para os utilizadores que combinam a Powerwall 3 com produção solar própria.
Outro ponto a destacar é a funcionalidade de reserva energética. Tal como na geração anterior, a Powerwall 3 deteta automaticamente falhas na rede elétrica e assume a alimentação da casa em caso de corte de energia.
Com mais do dobro da potência da versão anterior, a Powerwall 3 adapta-se a diferentes necessidades residenciais. O inversor integrado pode fornecer entre 3,68 kW e 11,04 kW, garantindo energia suficiente para manter vários aparelhos a funcionar mesmo durante um apagão. Além disso, a inclusão do inversor solar melhora a eficiência e simplifica a instalação, eliminando a necessidade de componentes adicionais.
O design também foi otimizado para suportar condições adversas. A tecnologia de gestão térmica, inspirada nos modelos automóveis da Tesla, garante um desempenho eficiente em temperaturas entre -20 ºC e 50 ºC. A estrutura robusta permite a instalação tanto no interior como no exterior, mantendo a operação estável mesmo em ambientes com elevada humidade ou em situações de inundação até 60 cm de profundidade.
Para os proprietários de veículos Tesla, a bateria oferece funcionalidades adicionais, como o carregamento exclusivo com energia solar excedente, reduzindo ainda mais os custos com eletricidade.