Terramay. Agricultura regenerativa com produtos biológicos e 100% naturais que vão querer provar

- Publicidade -

Ao consumir os produtos Terramay, estamos não só a cuidar do nosso organismo, mas simultaneamente do Alentejo e do nosso planeta.

Thomas Sterchi, David de Brito e Anna de Brito, ligados há vários anos pela amizade e parceria profissional, partilhavam, e partilham, a mesma visão: transformar um projeto de agricultura regenerativa e turismo sustentável numa experiência única e lutar contra a desertificação. Foi assim que, após inúmeras viagens pelo sul de Portugal, no dia 15 de novembro de 2018 foi adquirida a propriedade de 562 hectares nas margens do Alqueva. Daí nasceu a Terramay, uma quinta que, muito provavelmente, vai passar a ser a vossa preferida.

Terramay significa Terra Mãe e é a casa e o sustento de cavalos lusitanos, vacas mãe (raça mertolenga), porcos de bolota Pata Negra, cabras serpentinas, ovelhas Merino, galinhas de pasto, abelhas e plantas. Aliás, o bem-estar animal e respeito pela mãe natureza é a base do trabalho desta quinta. Mas porque é que este projeto é especial? Muito simples: a Terramay foi fundada para promover a importância da saúde dos solos, da consciência alimentar e o combate à desertificação.

Aliás, na Terramay trabalha-se todos os dias para permitir a regeneração do ecossistema e neutralidade carbónica. A auto-suficiência alimentar, energética e económica, bem como a dinamização e sensibilização da comunidade para estes temas, são pilares centrais da prática da quinta, que pretende também proteger a cultura e documentar conhecimento local.

Nas hortas e agro-florestas, as frutas e legumes crescem naturalmente: sem sementes geneticamente manipuladas, sem químicos e sem plásticos. Na quinta, utiliza-se apenas práticas que combatem a desertificação, visam revitalizar os solos erodidos e adaptar a vida selvagem à nova realidade climática.

Com a melhoria constante das pastagens, o aumento da biodiversidade, a regeneração dos solos e recuperação dos recursos hídricos, os responsáveis conseguem sequestrar maiores quantidades dióxido de carbono da atmosfera e alimentos ainda mais saudáveis.

“A Terramay nasceu com a constante preocupação em produzir alimentos saudáveis e seguros mantendo os sabores genuínos. É dessa necessidade de ‘reconexão’ que nasce a nossa filosofia, em que os produtos são biológicos, 100% naturais, sem utilização de sementes manipuladas geneticamente, nem adubos que não sejam naturais, e isso também se transfere até à alimentação dos nossos animais, totalmente produzida por nós. Assim, ao consumir os produtos Terramay, estamos não só a cuidar do nosso organismo, mas simultaneamente, do Alentejo, e do nosso planeta. É essa a promessa da agricultura regenerativa, onde por exemplo os vegetais são apanhados diariamente, de forma a garantir a frescura e preservar ao máximo os nutrientes. Os nossos produtos estão disponíveis para entrega em todo o país, diretamente da quinta para a sua casa”, adianta Anna de Brito, cofundadora da Terramay.

A Terramay esforça-se todos os dias para trabalhar de acordo com vários princípios, com o compromisso de melhorar essas práticas à medida que a experiência aumenta:​

  • Cultivar alimentos reais, seguros, de excelente sabor, nutritivos, com neutralidade carbónica, livres de organismos manipulados geneticamente e produtos químicos;
  • Usar práticas que combatem a desertificação, minimizem os inputs externos e se concentrem na proteção da agro floresta de montado e na adaptação da vida selvagem à nova realidade climática;
  • ​Facilitar a regeneração e melhoria constantes das pastagens, biologia do solo, recursos hídricos e consequente sequestro de dióxido de carbono;
  • Tratar a equipa da quinta com respeito, pagar um salário justo e criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e onde o desenvolvimento pessoal e profissional é encorajado e apoiado;
  • Tratar os animais com respeito, gratidão e de maneira limpa, que nunca exija o uso de antibióticos. Garantir que eles vivem livremente, em pastagens saudáveis ​​e num ecossistema sem stress e sem produtos químicos;
  • ​Tomar as decisões agrícolas com a ajuda de sistemas de design e gestão testados e através da observação de padrões naturais e da experiência no terreno;
  • Tentar garantir em todos os aspetos da operação e projetos desenvolvidos um nível de auto-sustentabilidade a rondar os 80%;
  • Transformar produtos sempre com a saúde humana e a pegada ecológica dos mesmos em foco para garantir produtos saudáveis e amigos do ambiente;
  • Dinamizar a Comunidade da região para fixar todos os dias cada vez mais profissionais e famílias na aldeia do Rosário e concelho do Alandroal;
  • Documentar e partilhar o conhecimento e a cultura local com as gerações vindouras.

E tudo isto traduz-se, também, na loja online da Terramay, a Farm To Home, pois por ali só vendem o que a quinta é capaz de criar.

Indo à loja, irão reparar que têm queijos e outros produtos de charcutaria, pães e bolachas aromáticas, granola e vários produtos em compota, fermentados, empadas e croquetes, frutos e legumes desidratados, mel e azeites. Além disso, há também cabazes à base de hortícolas sazonais e produtos 100% naturais, com um sortido que assenta muito em vegetais e carne produzida nesta quinta de agricultura regenerativa alentejana. Com o cabaz, recebem também sugestões para utilizar os preparados e os produtos, tudo assente no conceito de conveniência e zero desperdício, para ajudar a tirar o melhor partido de todos os sabores e nutrientes, que são ao mesmo tempo uma verdadeira fonte de saúde.

Mas as novidades não ficam por aqui, pois agora podem também ser parte ativa desta comunidade e assumir um papel ativo na construção do futuro, juntando-se a este ecossistema, participando de forma ativa na proteção climática e desfrutando de vários benefícios, produtos e eventos exclusivos.

E quais são os benefícios? Com um crédito de 100€ na loja online, podem apadrinhar uma árvore numa das florestas, assegurando também desde logo 10% desconto em cada reserva da oferta turística providenciada.

Têm também acesso a todos os eventos exclusivos para membros e os seus convidados, e direito a pré-compra das edições limitadas de produtos Farm To Home. Também incluídas estão ofertas exclusivas apenas para membros. Esta é, também, uma oportunidade única para saberem de onde vem a vossa sua comida e reduzir a vossa pegada carbónica de forma direta e transparente.

Por último, fiquem também a saber que há também um restaurante que faz parte deste projeto. Chama-se RAYA, é um Beach Club na praia fluvial das Azenhas del Rey, no concelho do Alandroal, e é um espaço que oferece uma viagem sensorial a todos os que prezam gastronomia sustentável e pretendem co-criar um futuro melhor.

No menu somente entram produtos com certificado biológico, sendo que 80% dos mesmos vêm da quinta Terramay. Aqui trabalha-se exclusivamente com ingredientes sazonais que a natureza oferece, e como tal, o menu muda diariamente. O que é colhido na quinta pela manhã é servido no Raya à hora de almoço. Todas as refeições e bebidas são preparadas no momento, e para além de saborosas, são saudáveis e amigas do ambiente.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados