Recorde-se que o Terminal Intermodal de Campanhã exigiu um investimento superior a 13 milhões de euros.
Em 2024, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) bateu o seu recorde de utilização, registando a passagem de mais de 10 milhões de pessoas e 200.000 autocarros. Esta infraestrutura, inaugurada em 2022, tem-se afirmado como um pilar fundamental para a melhoria da mobilidade na cidade, conectando o Porto a mais de 100 destinos, tanto a nível nacional como internacional.
Desde a sua abertura, o TIC tem contribuído de forma contínua para uma reorganização eficaz do sistema de transportes, consolidando-se como o maior centro de mobilidade do país, onde se encontram interligados autocarros (urbanos e expressos), metro e comboio. Este projeto, que envolveu um investimento superior a 13 milhões de euros, não só visa melhorar a acessibilidade e a conectividade, mas também promover soluções de transporte público sustentáveis e eficientes.
A área do terminal, que ultrapassa os 4,6 hectares, é também um reflexo do compromisso com a sustentabilidade, ao proporcionar um espaço verde significativo. A longo prazo, o TIC está alinhado com os objetivos ambientais do Porto, incluindo o Pacto do Porto para o Clima, que visa alcançar a neutralidade carbónica até 2030. Desde a sua inauguração, a infraestrutura contribuiu para a redução de 2.485 toneladas de CO2, promovendo uma mobilidade cada vez mais amiga do ambiente.