O Governo quer mesmo avançar com a construção da terceira travessia do Tejo, uma ponte rodoferroviária que ligará Lisboa ao Barreiro e ao Seixal.
A terceira travessia do Tejo será uma ponte rodoferroviária que ligará as margens do rio, incluindo uma ligação direta entre o Barreiro e o Seixal. Este projeto pretende reforçar as conexões na região da Grande Lisboa, contando com seis vias rodoviárias e quatro linhas ferroviárias, para tráfego rodoviário e ferroviário, incluindo ligações de alta velocidade e convencionais. Esta decisão foi confirmada pelo Governo na mais recente reunião do Conselho de Minstros e representa um passo importante para reforçar as ligações na região da Grande Lisboa.
Os estudos preliminares deste projeto decorrem até ao primeiro trimestre de 2026 e envolvem várias análises essenciais: desde o planeamento da ligação ao eixo norte-sul, passando pela atualização das ligações ferroviárias, até ao estudo de impacto ambiental. O projeto contempla também a ligação rodoviária ao IC21 no Barreiro, bem como a avaliação da inclusão de uma linha de metro na ponte entre Barreiro e Seixal, o que poderá ampliar a capacidade e diversidade dos meios de transporte nesta zona.
Este empreendimento surge num momento em que o Governo prepara a substituição do Aeroporto Humberto Delgado, com a construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, na margem sul do Tejo, o que exige uma revisão das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias da região. Assim, a Terceira Travessia do Tejo integra-se num conjunto mais vasto de infraestruturas estratégicas, incluindo a ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.
A gestão futura da nova travessia está em análise, com estudos a decorrer para definir o modelo de concessão, que poderá ser uma parceria público-privada, seguindo a lógica adotada nas atuais concessões das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, cuja concessão termina em 2030. O custo estimado para a construção e exploração da terceira travessia ronda os 2,2 mil milhões de euros, evidenciando a dimensão e a importância do projeto para o sistema de mobilidade da região.
Foto: Ponte Vasco da Gama