Apesar de tudo, os utilizadores, movidos pela perspetiva de ganho fácil, partilham massivamente os seus códigos de convite nas redes sociais, ampliando o alcance da campanha.
Uma campanha promocional lançada pela Temu está a causar grande alarido um pouco por todas as redes sociais. Supostamente, a empresa oferece dinheiro grátis desde que se inscrevam em alguns serviços online… mas a situação levanta muitas preocupações.
Isso mesmo, uma das mais famosas plataformas chinesas de comércio online, que oferece produtos com preços realmente muito baixos, lançou uma campanha promocional que incentiva todos a descarregar a sua aplicação para smartphones e, para isso, acena com uma perspetiva de receberem dinheiro, cerca de 100€ para sermos mais precisos, sob a forma de créditos e vouchers PayPal.
Esta operação, lançada com muita publicidade atrativa, visa recrutar novos membros graças a incentivos financeiros. Mas não existe dinheiro grátis: por detrás destas ofertas aparentemente generosas estão condições e implicações que merecem uma especial atenção.
Os termos da oferta do Temu revelam alguns aspetos, no mínimo, controversos, incluindo a possibilidade de a empresa cancelar, ou modificar, os termos do programa a qualquer momento, sem qualquer aviso prévio. Ainda mais alarmante é o facto de os participantes consentirem, através do seu registo, que a Temu utilize uma grande quantidade dos seus dados pessoais para fins publicitários ou promocionais, uma prática comum, mas ainda assim preocupante no atual contexto de necessária vigilância sobre a proteção de dados pessoais.
Além disso, essas informações podem ser partilhadas com terceiros, o que pode originar sérios problemas quanto ao seu potencial uso em publicidade direcionada, ou simplesmente vendidas a agentes de dados de péssima reputação.
Os Termos de Serviço afirmam que “a participação no Programa e/ou o recebimento ou uso das Recompensas constitui o consentimento do Membro para que o Patrocinador [Temu] use e publique a foto, semelhança do nome, voz, opiniões, declarações, informações biográficas e/ou o cidade e estado natal do membro para fins promocionais ou publicitários em qualquer mídia mundial, agora conhecida ou desenvolvida no futuro, em perpetuidade, sem revisão, notificação, pagamento ou consideração adicional”. Ou seja, a Temu tem a capacidade de fazer o que bem entender com as informações pessoais do utilizador.
Temu monta armadilha aos utilizadores
Apesar de tudo, os utilizadores, movidos pela perspetiva de ganho fácil, partilham massivamente os seus códigos de convite nas redes sociais, ampliando o alcance da campanha. Este entusiasmo reflete a complexidade da relação entre consumidores e plataformas online: por um lado queremos aproveitar ao máximo as ofertas promocionais, mas por outro pesam as implicações ligadas à proteção dos dados pessoais.
Um porta-voz da Temu sublinhou que a recolha de informação serve apenas para melhorar a experiência do cliente e garantir a prestação de serviços, refutando qualquer venda de informação. No entanto, esta bela declaração serve apenas para tentar dissipar as preocupações, especialmente num contexto em que as tensões entre a China e o resto do mundo estão a intensificar-se.