As comparações entre Light of Motiram e a série Horizon para a PlayStation, são inevitáveis.
Depois de Palworld incendiar a comunidade de jogadores no início do ano, com as suas “inspirações” em jogos Pokémon, a Tencent chega ao fim de 2024, para anunciar outro jogo que volta a questionar os limites entre inspiração e cópia.
Desenvolvido pela Polaris Quest, Light of Motiram apresenta-se com um conceito genérico e repetitivo, ao trata-se de um jogo em mundo aberto, de sobrevivência e com mecânicas de crafting.
No entanto, o que se destaca é o mundo criado e toda a sua estética artistica, com um nível de familiaridade um pouco desconfortável, pois Light of Motiram parece-se demasiado com Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West, desenvolvidos pela Guerrilla Games para a PlayStation.
A Tencent parece também não ter grandes problemas em abraçar as suas “inspirações”, descrevendo o seu jogo da seguinte maneira:
“Num mundo dominado por máquinas colossais, explora o vasto mundo aberto, constrói a tua base de operações, avança na tecnologia, treina Mechanimals e enfrenta chefes formidáveis. Começando na era primitiva, traça um novo caminho de desenvolvimento. Desafia a maquinaria e sobrevive com os Mechanimals.
A Terra e a civilização humana, tal como a conhecíamos, desapareceram. Em vastas regiões selvagens, gigantescas bestas mecânicas vagueiam livremente, enquanto a humanidade luta para reconstruir-se desde o alvorecer de uma nova era primitiva.
Viaja por florestas tropicais exuberantes, desertos áridos e picos de montanhas cobertos de neve, enquanto descobres Mechanimals únicos e ruínas misteriosas em diferentes regiões, desvendando gradualmente os segredos de MOTIRAM.”
O próprio trailer e imagens no site oficial de Light of Motiram, revelam um jogo visual e artisticamente semelhante à popular aposta da PlayStation. Tão semelhante que um jogador mais desatento pode mesmo confundir as duas sagas.
O grande aspeto diferenciador das duas sagas parece estar em mecânicas de jogabilidade, nomeadamente nos confrontos com as máquinas, onde Light of Motiram parece ir beber mais aos sistemas mais táticos de Monster Hunter, da Capcom, assim como o suporte multijogador até 10 jogadores.
Com lançamento no PC via Steam e Epic Games Store, Light of Motiram ainda não tem data de lançamento fechada, o que poderá ser uma oportunidade para a Polaris Quest trabalhar no seu projeto e mostrar que não passa de uma simples cópia.