Teatro Maria Matos reabre a 15 de julho. E vai ter o musical Avenida Q

- Publicidade -

Boas notícias, portanto.

Está fechado desde julho de 2018, mas vai novamente entrar em funcionamento. Falamos do Teatro Maria Matos, em Lisboa, que chegou a receber projetos bem interessantes e alternativos, dando uma incrível dinâmica à cidade de Lisboa.

Falámos anteriormente aqui deste conhecido espaço cultural lisboeta, cuja abertura estava prevista para abril. Porém, e devido à pandemia de COVID-19, esses planos tiveram de ser adiados.

Mas já temos nova data: é a 15 de julho que o espaço, agora gerido pela Força de Produção, volta a ganhar vida. E em grande. É nesse dia que será reposto o muito popular musical Avenida Q, que estará em cena de quarta a domingo. No dia antes, porém, a 14 de julho, acontece um ensaio solidário, cujas receitas revertem integralmente a favor da União Audiovisual, na forma de cartões de supermercado.

De resto, a Força de Produção pretende apresentar uma oferta cultural de qualidade, diversificada e para o grande público, assente em três vertentes: teatro (em temporadas de média e longa duração), música (concertos, festivais e outras iniciativas) e artes performativas. Sabe-se ainda que a cafetaria do Teatro, cujo nome passará a ser Maria vai com todos, terá uma programação complementar à principal. Pelos motivos previamente expostos, a abertura deste espaço não avançará nesta primeira fase.

São várias as pessoas responsáveis pelas várias linhas de ação estipuladas para o espaço: A Academia de Produtores Culturais vai desenvolver uma série de iniciativas junto da comunidade; Bruno Cochat será o responsável pelo extenso plano de atividades pedagógicas do teatro; o maestro Cesário Costa será o consultor na área da música clássica e coordenador da iniciativa Concertos Comentados; Nuno Rafael, Filipe Melo e Bruno Nogueira serão responsáveis pela consultoria de programação musical, humor e programação alternativa a ter lugar em vários espaços do teatro, e Alexandra Neves Silva será a programadora do Festival Presente.

Se de quarta a domingo teremos Avenida Q, às segundas e terças a programação está centralizada na música, estando já programados concertos de Clã, Afonso Cabral, Cabrita, Salvador Sobral, Alma Nuestra e o lançamento do projecto Ruge.

Até ao dia 30 de setembro, as segundas e terças livres no Maria Matos estarão abertas a acolhimentos onde 100% da receita de bilheteira vai directamente para os artistas e suas equipas, assumindo estes somente os custos referentes aos recursos humanos necessários à realização dos espetáculos.

Ainda no campo dos apoios, o Maria Matos irá avançar com a cedência de uma das salas de trabalho do teatro a associações que promovam os mesmo valores que regem a filosofia pedagógica do Maria Matos: igualdade, liberdade de pensamento, cruzamento entre as artes, empatia e inclusão. O Grupo EducAR – Plataforma de Educadores Antirracistas é o primeiro organismo apoiado por esta iniciativa, que arrancará aquando da abertura do teatro.

- Publicidade -

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Lisboa. Teatro Maria Matos reabre portas em abril

Está fechado desde julho de 2018, mas vai novamente entrar em funcionamento. Falamos do Teatro Maria Matos, em Lisboa, que chegou a receber projetos bem interessantes e alternativos, dando uma incrível dinâmica à cidade de Lisboa.

Filho da Mãe no Teatro Maria Matos: A poesia em notas dedilhadas à guitarra

Filho da Mãe deu um espetáculo que deixou todos com um sorriso de orelha a orelha.

Cocas, põe-te a pau! Chegou a “Avenida Q”!

Irreverência, emoção e muita comédia. São estes os ingredientes principais deste musical, importado da Broadway e vencedor de 3...

Avenida Q volta a 7 de setembro

Foi considerada uma “lufada de ar fresco na cena teatral nacional”. Avenida Q, a irreverente, emocionante e genial peça...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...