Dois novos smartphones equipados com recursos baseados em Inteligência Artificial.
A TCL utilizou a IFA 2024 para anunciar uma parceria estratégica com a Microsoft, que visa disponibilizar a Inteligência Artificial desta última nos seus dispositivos. Os primeiros resultados dessa parceria foram anunciados nos novos TCL 50 Pro Nxtpaper 5G e TCL 50 Nxtpaper 5G, eles que contam com a mais recente tecnologia de ecrã Nxtpaper 3.0 para uma sensação de visualização ainda mais semelhante à de tinta.
A colaboração entre as duas empresas fará com que os novos modelos TCL 50 Pro Nxtpaper 5G e TCL 50 Nxtpaper 5G da TCL sejam alavancados pelo Azure AI da Microsoft. Através dos recursos baseados em Inteligência Artificial, esses equipamentos oferecerão funções exclusivas alimentadas por grandes modelos de linguagem e reconhecimento automático de fala.
Por exemplo, o assistente de escrita pode ajudar a resumir textos rapidamente, converter em marcadores ou sugerir revisões. As notas de voz agora podem ser gravadas, transcritas e organizadas. Os utilizadores também podem traduzir facilmente textos selecionados em vários idiomas.
Talvez o mais importante do ponto de vista da privacidade seja que todos os dados do utilizador que sejam processados através desses recursos de IA permanecerão armazenados com segurança em servidores europeus. Nenhum dado será transferido para o exterior sem consentimento, uma vez que a TCL vê a privacidade e a segurança dos dados como prioridade máxima com essa colaboração da Microsoft.
Sharon Xiao, vice-presidente executiva de vendas globais e marketing EMEA da TCL Communication, afirmou na IFA 2024:
“Na TCL, não estamos apenas a criar produtos com tecnologia de topo; estamos a redefinir a forma como a tecnologia se integra na vida cotidiana, projetando soluções que tornam cada interação mais intuitiva, responsiva e universalmente benéfica.”
TCL 50 Pro Nxtpaper 5G e o TCL 50 Nxtpaper 5G oficialmente anunciados
Em termos de especificações técnicas, ambos contam com ecrã Nxtpaper de 6,8 polegadas com resolução de 2K e um revestimento anti-impressão digital. A alimentar os dispositivos está um chip da MediaTek, o Dimensity 6300, que garante suporte para as redes 5G e que é acompanhado por 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento interno.
Para a fotografia, ambos contam com uma configuração versátil de quadrupla lente no modelo Pro com um sensor principal de 108MP, enquanto que, na frente, contam com um sensor de 32MP. Ambos os telemóveis também incluem uma grande bateria de 5010mAh com suporte para carregamento rápido de 33W. Os dispositivos saem de fábrica a executar o Android 14 e com a promessa de que receberão duas atualizações importantes do sistema operativo.
O TCL 50 Pro Nxtpaper 5G custa 349,99€ e estará disponível na União Europeia e América Latina. Já o TCL 50 Nxtpaper 5G ainda não tem preço de custo em Portugal, mas será vendido exclusivamente no mercado Europeu.