Anunciado em 2023, o Dolby Atmos FlexConnect vai agora a chegar aos novos televisores da TCL.
A TCL confirmou em comunicado que irá integrar o Dolby Atmos FlexConnect nas suas televisões LCD de 2025, que se destacam por retro-iluminação mini-LED. A fabricante refere-se especificamente a dispositivos destinados aos Estados Unidos, mas já foi confirmado que a tecnologia também estará disponível na Europa, através de, por exemplo, os modelos das das séries C6K, C7K, C8K, C9K e X11K.
A TCL dá o exemplo da coluna TCL Z100 como acessório compatível com o Dolby Atmos FlexConnect, uma tecnologia que permite a ligação de um sistema de colunas fios para uma configuração de áudio espacial suportada pelo padrão Dolby Atmos. O Dolby Atmos FlexConnect foi lançado em 2023, mas até agora não teve uma adoção relevante pelos maiores fabricantes e marcas do mercado.
A tecnologia também deverá permitir uma maior flexibilidade na colocação e deslocação das colunas sem fios, permitindo atingir um nível de imersão sonora desejada até mesmo em configurações assimétricas. Recorrendo a microfones integrados nas novas televisões, é possível calibrar a acústica do ambiente ou divisão, o que permitirá equilibrar e posicionar os canais áudio, obtendo a melhor qualidade possível até em cenários pouco ideais. Assim, por exemplo, quatro colunas da série TCL Z100 podem ser ligadas a um televisor e depois utilizadas com o Dolby Atmos FlexConnect.