A TAP Air Portugal apresenta uma nova carta de vinhos portugueses a bordo e inaugura um mapa interativo de enoturismo, com 55 referências de nove regiões.
A TAP Air Portugal reforçou a sua aposta no enoturismo com o lançamento de uma nova carta de vinhos portugueses a bordo, depois de um processo rigoroso de avaliação que envolveu enólogos e o feedback dos passageiros. Ao longo de três fases e quase 1.300 propostas analisadas, foram selecionadas 55 referências que passam a integrar a oferta de vinhos nos voos da companhia.
Em 2026, os passageiros poderão descobrir 43 opções distintas na classe Executiva e 12 na classe Económica. Na Executiva, o serviço inclui um welcome drink de Vinho do Porto branco, 12 vinhos tintos, 12 vinhos brancos, seis espumantes, seis Vinhos do Porto e seis Moscatéis de Setúbal, provenientes de nove regiões diferentes do país. As novidades serão apresentadas de forma periódica, a cada dois meses.
Com mais de 16 milhões de passageiros e mais de 1.000 voos semanais, a TAP serve anualmente cerca de 500.000 de garrafas de vinho, reforçando a ligação à produção portuguesa e promovendo a variedade regional. A experiência a bordo vai mais além para os interessados em enoturismo: a companhia implementou, no sistema de entretenimento, um mapa interativo que permite explorar o universo do vinho em Portugal. Esta funcionalidade permite aos passageiros conhecer os diferentes produtores e regiões, aceder a informações culturais e turísticas e, através de um QR Code, consultar diretamente os websites de enoturismo, sem custos de internet, incluindo para clientes do programa Portugal Stopover.
Para quem não está a par, o programa Portugal Stopover oferece a possibilidade de visitar dois destinos pelo preço de um, com uma paragem gratuita em Lisboa ou no Porto até dez dias, na ida ou no regresso da viagem, e disponibiliza descontos em mais de 150 parceiros em todo o território nacional, com destaque para experiências ligadas ao enoturismo.
A nova carta de vinhos complementa ainda o programa Local Stars, que promove produtos portugueses selecionados por chefs nacionais, com atenção a uma região e a um produto específico. A gastronomia a bordo da TAP conta com a colaboração de chefes como Ana Moura (Alentejo), Marco Almeida (Coimbra), Lídia Brás (Trás-os-Montes), Ricardo Luz (Algarve), Rita Magro (Porto) e António Galapito (Negrais), garantindo que a oferta gastronómica acompanha a diversidade da carta de vinhos.
