Com a nova incubadora da Agência Espacial Europeia, o Taguspark tem como objetivo criar um cluster de inovação e empreendedorismo no setor espacial.
O Taguspark passou a acolher a ESA BIC Tagus+, o novo Business Incubation Centre da Agência Espacial Europeia. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Superior Técnico, através do Técnico Venture Lab (TVL), e envolve um consórcio que integra universidades, incubadoras, parceiros industriais e instituições, com o objetivo de impulsionar a criação e o crescimento de startups ligadas ao Espaço.
Instalada no campus do IST em Oeiras, a ESA BIC Tagus+ pretende desenvolver um cluster de empreendedorismo espacial na Grande Lisboa, em articulação com outros polos estratégicos em Portugal, incluindo os Açores. O programa ambiciona consolidar Oeiras como território de referência na economia espacial, promovendo a valorização do conhecimento científico, a inovação tecnológica e a criação de emprego altamente qualificado.
Nos primeiros três anos, a incubadora prevê apoiar pelo menos 18 startups, oferecendo até 24 meses de incubação, acesso a financiamento, mentoria especializada, apoio técnico e jurídico, bem como ligação a infraestruturas e redes internacionais, incluindo a rede da Agência Espacial Europeia.
