Sugestões da enóloga assistente da Ravasqueira, Ana Filipa Pereira.
É hoje, quarta-feira, dia 8 de março, que se celebra mais um Dia da Mulher. E além da companhia, como é que se pode passar um serão bem agradável? Com comida e bebida, pois claro!
Em termos de bebidas, podemos ajudar-vos com três sugestões. Aliás, são três garrafas sugeridas pela enóloga assistente da Ravasqueira, Ana Filipa Pereira, que podem ser despachadas rapidamente nestes momentos de celebração da condição feminina que costumam acontecer por estes dias.
Afinal de contas, “a mulher tem o olfato mais apurado e daí ser importante realçar as características aromáticas do vinho”, diz Ana Pereira.
Assim, a sugestão passa não só por dois vinhos, mas também por uma gama que marca a diversidade da Ravasqueira e o seu compromisso com a sustentabilidade.
O Vinha das Romãs Blanc de Noirs é um branco muito especial, feito com as mesmas uvas tintas que estão na base do icónico Vinha das Romãs tinto, uma técnica que os franceses apelidaram e bem, de “branco de tintas”, usando uma técnica que permite extrair o fundamental e que dá ao vinho “uma acidez crocante que é o fio-condutor deste vinho e é equilibrada pela fruta. As notas de pêssego e damasco conjugam com uma mineralidade muito presente”. Um vinho que mostra a qualidade e a tenacidade de quem o bebe.
Se pretendem um vinho rosé, a enóloga recomenda o Vinha da Coutada Velha Rosé. Uvas provenientes das zonas mais frescas e com maior acidez, este rosé tem uma cor muito suave, sendo percetíveis os aromas a frutas muito frescas e pretende ser um vinho descontraído para um final de tarde com boas amizades.
Já a diversidade está bem presente nos vinhos Encantado. Dois vinhos nos quais a marca lembra que a biodiversidade e a sustentabilidade são realidades na Ravasqueira e que possibilitam as condições ótimas para dar origem a grandes vinhos. Existe um verdadeiro compromisso da Ravasqueira com os 3000 hectares de Alentejo que guarda com grande respeito pela natureza e pelo impacto positivo que tem na vinha, no montado, na fauna e flora envolventes.
O Encantado Tinto junta o Syrah, a Touriga Franca e o Alicante Bouschet, enquanto o Encantado Branco é um lote de Viognier, Alvarinho e Arinto. Estes dois vinhos pretendem mostrar a ligação que as vinhas têm com todo o ecossistema que as rodeia, numa simbiose que permite dar uma singularidade muito característica aos vinhos.