Square Enix prepara-se para apostar em todas as plataformas

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A era de jogos exclusivos da Square Enix para algumas consolas vai terminar.

A Square Enix vai mudar a sua estratégia de desenvolvimento e de distribuição de jogos, para que os seus projetos cheguem a mais jogadores.

Nos mais recentes relatórios financeiros da empresa, esta revelou os seus planos a médio-prazo, que passam por uma alteração estratégica definida como “diversificar as oportunidades de ganhos através do reforço dos pontos de contacto com os clientes”, ou seja, apostar em lançamentos multiplataforma.

Na página 21 e 22 do documento, que pode ser acedido aqui, podemos perceber em melhor detalhe qual será o plano desta estratégia que é descrita como “Agressiva”:

  • Abordar agressivamente uma estratégia multiplataformas que inclua as plataformas Nintendo, PlayStation, Xbox e PCs.
  • Criar um ambiente em que mais clientes possam desfrutar dos nossos títulos no que respeita às principais franquias e títulos AAA, incluindo títulos de catálogo
  • Conceber uma estratégia de plataforma para títulos SD, que inclua não só iOS e Android, mas também a possibilidade de lançamentos para PC.
  • Maximizar a aquisição de novos utilizadores aquando do lançamento de um título e a de utilizadores recorrentes após iniciar a gestão da operação do jogo.
  • Diversificar as oportunidades de ganhos através do reforço dos pontos de contacto com os clientes.
  • Aumentar as vendas digitais.
  • Maximizar as vendas digitais de novos títulos.
  • Apostar em iniciativas concebidas para conquistar os utilizadores de PC, que representam um mercado em crescimento.
  • Prolongar os ciclos de vida dos títulos e reforçar a base de ganhos através da expansão das vendas de títulos de catálogo.
  • Envolver-se em vendas estratégicas e marketing através da colaboração entre funções de publicação no Japão e no estrangeiro.

Através destes pontos, a Square Enix pretende diversificar os lançamentos dos jogos dos seus catálogos, levando jogos que, tradicionalmente, seriam lançados em plataformas fechadas, para as restantes, como o exemplo de alguns jogos móveis para consolas mais tradicionais. Também é claro que a Square Enix quer convencer mais jogadores de PC, que nem sempre contam com as melhores conversões. E a razão para tudo isto parece ser a mais óbvia: capitalizar sobre os custos de desenvolvimento cada vez mais alto dos seus jogos.

A saga Final Fantasy poderá ter mais lançamentos multi-plataforma

Esta estratégia multiplataforma poderá ser muito bem vista por parte dos jogadores e dos consumidores, que durante muito tempo viram algumas das suas franquias com jogos fechados a plataformas como smartphones, ou mais recentemente a franquia Final Fantasy, com títulos exclusivos na PlayStation. Um fator que se tem refletido num número de vendas de Final Fantasy VII Rebirth bem abaixo do esperado, dado que só foi lançado na PlayStation 5, quando o seu antecessor existia também na PlayStation 4 e PC.

De acordo com o documento, esta estratégia diz respeito aos anos ficais de 2025 a 2027, pelo que serão esperados lançamentos mais diversos e, até, relançamentos de jogos já existentes em novas plataformas.

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