Spotify vai lançar charts de podcasts

- Publicidade -

É a grande aposta de 2020 da plataforma de streaming mais utilizada no mundo inteiro. O Spotify prepara-se para lançar charts de podcasts.

Spotify - charts de podcasts

A plataforma de streaming musical está a criar charts ou Tops para ajudar os utilizadores a descobrirem novos podcasts e acompanharem as tendências do seu país. Esta atualização vai aproximar o Spotify do Apple Podcasts, por exemplo, que já tem esta função disponível.

Vai haver duas playlists de charts de podcasts. A primeira vai ser as Tendências, que vai contar com programas que tenham aumentado os seus ouvintes recentemente, incluindo cerca de 50 podcasts. Já o Top vai ser composto pelos 200 podcasts mais populares em cada país ou região.

Na prática, este top já existe, mas vai ser modificado. Atualmente dividido em categorias, como comédia e tecnologia, esta playlist vai contar com muito mais podcasts. Para já, a funcionalidade vai ficar disponível em 26 países, entre os quais os Estados Unidos, México ou Reino Unido. Portugal parece não estar incluído, para já, mas é bem provável que, em breve, a novidade fique disponível por cá, até porque o nicho dos podcasts tem cada vez mais valor.

Ainda assim, há alguma controvérsia. O algoritmo não é muito claro e o Spotify não revelou quais é que vão ser os critérios mais específicos. Em declarações ao The Verge, um porta-voz da empresa disse que vai monitorizar tudo e ter atenção a todos os aspetos.

Ainda assim, várias pessoas tentaram colocar os seus podcasts no top de outras plataformas. Por exemplo, John Perotti pagou cinco dólares a alguém online que conseguiu que o seu pequeno podcast subisse ao lugar 55 dos podcasts mais populares. O mesmo pode acontecer no Spotify.

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes