O Spotify revelou a atualização dos seus números de utilizadores, onde menos de metade tira partido das modalidades pagas.
O Spotify alcançou novos valores históricos. A empresa sueca, que se assume líder global no mercado do streaming de músicas, anunciou os seus resultados para o quarto trimestre de 2024, onde foi revelado – pela primeira vez – um lucro líquido anual, no valor de 1,14 mil milhões de euros. Ao longo do ano anterior, de 2023, o Spotify tinha registado um prejuízo significativo de 532 milhões de euros.
A receita da plataforma também seguiu uma trajetória ascendente, atingindo os 15,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Já o desempenho financeiro do quarto trimestre foi particularmente notável, com um lucro de 477 milhões de euros, em contraste com o prejuízo de 75 milhões de euros registado no mesmo período de 2023.
Este desempenho positivo reflete-se também na capacidade da plataforma em atrair novos utilizadores, ao atingir uma incrível meta de 675 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, o que corresponde a um crescimento de 12% em comparação com o ano anterior. O número de assinantes pagos também registou um aumento de destaque, atingindo os 263 milhões, um crescimento de 11%, mas que ainda corresponde a menos de metade do universo global de utilizadores.
Os resultados financeiros surpreenderam até os próprios executivos da empresa, que admitiram que as suas expectativas estavam bem abaixo dos números alcançados. A concorrência com a Apple Music, que ocupa a segunda posição neste mercado, parece não ter acalmado o crescimento do Spotify, provando que as empresas europeias têm a capacidade de competir com os gigantes tecnológicos norte-americanos.