O Spotify de música quer proteger-se contra eventuais utilizações ilícitas da sua plataforma.
Na semana passada, o Spotify publicou uma atualização no seu blog onde revelou uma nova política para a sua API. A empresa sueca comunicou que: “À medida que continuamos a rever a experiência oferecida no Spotify aos programadores, decidimos implementar uma série de medidas com o objetivo de criar uma plataforma mais segura”. Uma medida que vista proteger os utilizadores e o próprio negócio da empresa.
“A partir de hoje, novos casos de utilização da API da Web já não poderão aceder, ou utilizar, os seguintes endpoints e recursos nas suas aplicações de terceiros.” Assim, o Spotify anunciou mudanças nas bibliotecas às quais os programadores tinham acesso para criar aplicações integradas aos recursos do Spotify, afetando diretamente as aplicações que permitem utilizar o Spotify de forma ilegal.
Com esta alteração na API, a plataforma de streaming bloqueou o acesso a novos utilizadores, enquanto aqueles que utilizam chaves de aplicações existentes e aprovadas podem continuar a usá-las, pelo menos por agora. Isto porque os programadores das aplicações que oferecem acesso ilícito ao Spotify continuam a utilizar as mesmas chaves para disponibilizar os seus serviços. Ao mesmo tempo, outros programadores, mesmo sem se envolverem em qualquer atividade ilegal, já não podem utilizar as APIs para as suas aplicações.
Funcionalidades como “Artistas Relacionados” e “Recomendações” também são afetadas pela mudança na política da API. Estas funcionalidades correspondem essencialmente a duas bibliotecas que utilizam inteligência artificial para, por um lado, fornecer uma lista de artistas semelhantes e, por outro, dar sugestões baseadas numa ou mais sementes (faixas, géneros, artistas).
Spotify muda as regras de utilização da sua API
O objeto da disputa é que, a partir dos dados fornecidos pela plataforma através da sua API, seja possível criar um sistema de sugestões musicais semelhante ao algoritmo original do Spotify. O algoritmo que recomenda faixas musicais é um dos elementos-chave do sucesso da plataforma, e é por isso que a empresa decidiu tomar medidas.