A 1047 Games decidiu reduzir a sua equipa e desligar os servidores do primeiro Splitgate, admitindo que Splitgate 2 terá sido lançado cedo demais.
A 1047 Games, estúdio responsável por Splitgate 2, anunciou um novo conjunto de despedimentos e confirmou que vai desligar os servidores do Splitgate original. A decisão surge como parte de uma tentativa de corrigir o rumo do projeto, depois de um lançamento considerado precipitado, e de reduzir custos operacionais, numa altura em que a continuidade do estúdio parece estar em risco.
Num comunicado conjunto partilhado nas redes sociais, o CEO Ian Proulx e o CTO Nicholas Bagamian admitem que o jogo foi lançado a 6 de junho de forma apressada, sem estar verdadeiramente pronto, reconhecendo que “morderam mais do que conseguiam mastigar”. Para além de prometerem ouvir melhor a comunidade, os dois responsáveis confirmam que a empresa foi forçada a “reduzir certos cargos” para ganhar tempo e tentar entregar a experiência prometida. Os trabalhadores afetados vão receber indemnizações e apoio na transição profissional, com a promessa de serem reintegrados assim que possível.
Esta é a segunda ronda de despedimentos do estúdio em menos de dois meses. Em junho, a 1047 Games já tinha dispensado um pequeno grupo de trabalhadores — entre os quais Jean Luca Navarro Medeiros, Juliana Ozment e Blaze Lightcap — afirmando estar a reorganizar recursos para manter o foco no desenvolvimento. Nessa altura, os cofundadores da empresa tinham mesmo decidido abdicar temporariamente dos seus salários.
Outra medida de contenção passa pelo encerramento dos servidores do Splitgate original, lançado em 2017, que, segundo a própria empresa, tem representado custos anuais de centenas de milhares de dólares. A possibilidade de incluir modos offline ou multijogador P2P está a ser considerada como alternativa, mas para já não há garantias.
O CEO também abordou a recente controvérsia gerada pela sua participação no Summer Game Fest, onde surgiu com um chapéu que dizia “Make FPS Great Again” — uma referência da frase associada à campanha política de Donald Trump. A escolha gerou críticas, tanto por fazer referência a um movimento político com traços fascistas e neo-nazis, como pelo contexto em que foi feita, uma vez que, nesse mesmo fim de semana, decorriam protestos em Los Angeles contra ações do governo norte-americano. Inicialmente, Proulx recusou desculpar-se, alegando que a mensagem não era política, mas viria a retratar-se dias depois.
Já numa entrevista recente, Proulx admitiu também ter cometido “muitos, muitos erros”, reconhecendo que o jogo não correspondeu às expectativas da comunidade. De acordo com o próprio, se o lançamento tivesse sido sólido, “os jogadores estariam a jogá-lo, independentemente do chapéu”.
Splitgate 2 está atualmente disponível gratuitamente para PC e consolas. Tal como o original, trata-se de FPS competitivo com inspiração clara em Halo, mas que se destaca pelo uso de portais, como em Portal, permitindo movimentos e estratégias inesperadas nos mapas.