O estúdio britânico Splash Damage entrou me processo de consulta, com todos os seus trabalhadores a prepararem-se para o pior.
A Splash Damage anunciou em comunicado nas suas redes sociais, que deu início a um processo de consulta, um processo laboral britânico que antecipa despedimentos coletivos e possível encerramento da empresa. De acordo com estúdio, os seus trabalhadores começaram a ser informados sobre este processo, que irá afetar todas as suas equipas e postos de trabalho.
“Hoje informámos as nossas equipas de que vamos iniciar um processo de consulta a nível de estúdio que afeta todas as funções. Este foi um passo difícil para nós, mas acreditamos que é necessário para que a Splash Damage se mantenha ágil e adaptável num mercado que tem sido muito exigente. Sabemos que este tipo de mudança é emocionalmente duro e faremos o que estiver ao nosso alcance para acompanhar as nossas pessoas ao longo deste processo com honestidade e cuidado. Estamos empenhados em explorar todas as opções para reter talento e garantir que os afetados recebem apoio significativo durante todo o período.”
O anúncio surge poucas semanas após a venda do estúdio a investidores de private equity, que assumiram o controlo numa fase em que a empresa já se encontrava fragilizada por cancelamentos e pela ausência de lançamentos recentes. A transição encerrou a ligação à Tencent, que tinha adquirido a Splash Damage em 2020 depois de herdar o estúdio no processo de compra da Leyou. Desde então, o estúdio não teve novos lançamentos e sofreu várias restruturas
O cancelamento de Transformers: Reactivate no início de 2025 ficou registado como um dos momentos mais críticos do estúdio, originando uma primeira vaga de despedimentos. Anunciado em 2022, o jogo nunca chegou a ser apresentado publicamente com a sua suspensão a deixar o estúdio de projetos em estágios menos avançados. Entre eles encontrava-se Project Astrid, um jogo de sobrevivência.
Fundada em 2001 por um grupo de criadores ligados a mods de Quake, a Splash Damage tornou-se uma das referências do desenvolvimento britânico com Wolfenstein: Enemy Territory consolidando alguma uma reputação em jogos de tiros multijogador. Entre os projetos mais conhecidos encontram-se Enemy Territory: Quake Wars, Brink e Dirty Bomb, para além de colaborações com a Microsoft em jogos como Gears of War 5, os remasters de Gears of War e Halo e o bem recebido Gears Tactics.
