Sony começou a vender o Xperia 10 VII sem cabo e carregador, levantado questões sobre lançamentos de dispositivos móveis

- Publicidade -

O novo smartphone da Sony parece ser o primeiro dispositivo do género a chegar às lojas sem qualquer acessório incluído.

De acordo com uma publicação no Reddit o novo smartphone Xperia 10 VII começou a ser vendido sem carregador nem cabo, levantando questões sobre uma possível mudança no modelo de distribuição dos smartphones da Sony. A própria embalagem do produto informa que o utilizador deverá recorrer a acessórios próprios, justificando a decisão como forma de reduzir o impacto ambiental, nomeadamente a redução de resíduos eletrónicos e o uso de embalagens mais compactas. Argumentos nobres e conscientes, não obrigassem os utilizadores a adquirir estes assessórios essenciais à parte e por valores acrescidos.

Esta decisão da Sony reacende um debate iniciado há alguns anos, quando a Apple deixou de incluir carregadores na caixa do iPhone 12. Decisão essa que foi seguida por outras fabricantes que seguiram o exemplo, apresentando a medida como um gesto de sustentabilidade.

A Sony assume esta decisão, mesmo sem ocupar uma posição dominante no mercado móvel. E o gesto, ainda que pontual, tal como aconteceu com a Apple, poderá abrir caminho a práticas semelhantes por parte de outras marcas. Atualmente, a compatibilidade entre cabos e carregadores também se mantém uma questão sensível, já que normas e potências de carregamento distintas podem afetar o desempenho e a segurança do processo, o que significa que muitos dispositivos ainda requerem cabos e carregadores próprios ou otimizados para o seu funcionamento ideal.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados