A Sony descontinuou as suas televisões 8K para se focar no 4K com tecnologia mini-LED

- Publicidade -

A Sony decidiu colocar de lado, por tempo indeterminado, as suas televisões 8K dando prioridade às soluções com maior procura.

Durante algum tempo, várias fabricantes de televisores, como a LG, a Samsung e a Sony, tentaram popularizar os painéis com resoluções 8K, sinalizando-as como a próxima geração no mercado das televisões de consumo. No entanto, apesar das tentativas, a falta de suporte, infraestruturas e tecnologias viáveis para a entrega de conteúdo em 8K limitaram a oportunidade desta resolução se tornar, para já um novo padrão. A maioria dos filmes e séries frequentes continuam a não ser produzidos e distribuídos em 4K nativos, e a maioria do consumo feito por parte dos utilizadores continua a ser feito com menores resoluções e larguras de banda reduzidas que não exploram o potencial de resoluções tão altas como o 4K. E o mesmo se verifica no mundo dos videojogos, onde a fidelidade visual aposta mais na fluidez e qualidade de imagem em detrimento das resoluções nativas. O 8K está, assim, a anos luz de se apresentar como solução viável e, por extensão, acessível.

Consciente dessa realidade, a Sony anunciou a sua decisão de descontinuar a sua linha de televisões 8K. No seu catálogo encontramos os modelos Z9K lançados em 2022, com opções de 75 e 85 polegadas, que foram comercializadas durante 2023 e 2024. No entanto, de acordo com o site especializado FlatpanelsHD, a Sony já não vai produzir televisões 8K limitando-se a vender aquelas que ainda tem em stock.

A marca, quer continuar a focar-se no futuro, mas com mais calma, dirigindo as suas atenções e esforços para televisores 4K com retroiluminação mini-LED RGB. Embora não descarte completamente o regresso ao mercado de televisões 8K no futuro, a Sony não tem planos concretos nesse sentido. Esta mudança de estratégia ocorre numa altura em que a empresa lançou a PlayStation 5 Pro, a primeira consola da marca capaz de suportar resoluções 8K (apenas em jogos). Algo que já tinha sido prometido para a PlayStation 5 original, mas que não chegou a ser concretizado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados