A PlayStation 5 aproxima-se os 80 milhões de consolas vendidas e prevê subida nas vendas de exclusivos

- Publicidade -

A Sony terminou o ano fiscal com 77,7 milhões de consolas vendidas e espera um aumento no desempenho dos títulos first-party.

A Sony divulgou os resultados financeiros relativos ao ano fiscal de 2024, encerrado a 31 de março de 2025, que revelam que a PlayStation 5 alcançou os 77,7 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento original em 2020. Durante os últimos 12 meses, foram comercializadas 18,5 milhões de consolas, das quais 2,8 milhões no quarto trimestre.

Apesar de estar ligeiramente atrás da trajetória da PlayStation 4 durante o mesmo período (com uma diferença de cerca de 1,4 milhões de unidades), a PlayStation 5 mantém um desempenho semelhante ao da geração anterior, mesmo com um preço significativamente mais elevado e ajustando à inflação.

No que toca a software, ou seja, jogos, foram vendidos 303,3 milhões de unidades ao longo do ano, superando os 286,4 milhões do ano fiscal anterior. No entanto, apenas 28,9 milhões desses jogos pertencem ao catálogo de jogos considerados exclusivos da Sony, o que representa cerca de 10% do total. A Sony acredita que esse número poderá aumentar de forma expressiva no novo ano fiscal, com lançamentos como Death Stranding 2: On the Beach, em junho, e Ghost of Yotei, em outubro, a impulsionar as vendas, como pode também ser observado nesta apresentação.

A marca conta ainda com outros títulos anunciados, como Lost Soul Aside, Marathon e a chegada de Stellar Blade ao PC, que poderão contribuir para o crescimento previsto. A expectativa é que as vendas de consolas tenham uma ligeira quebra no próximo ano, compensada por um aumento no consumo de jogos – tanto exclusivos como de terceiros.

A nível digital, a tendência mantém-se em crescimento. Os dados revelam que 76% das vendas de jogos foram digitais, provando a real mudança no comportamento dos consumidores, face aos 70% registados no ano anterior. Para além disso, a Sony terminou o ano com 124 milhões de utilizadores ativos mensais, um valor elevado, ainda que ligeiramente abaixo dos 129 milhões registados no trimestre do Natal.

Por fim, as receitas geradas por micro-transações continuam a representar uma fatia significativa dos lucros da empresa, o que pode justificar a tendência da Sony em continuar a apostar em jogos-enquanto-serviço.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados