Atualmente, nenhuma consola da Sony faz referência ao suporte 8K.
Lançada em novembro de 2020, a PlayStation 5 chegou cheia de energia e com uma clara referência ao suporte 8K bem explícito na sua caixa, e em negrito. No entanto, em termos práticos, a consola nunca suportou a saída de vídeo nessa resolução. Obviamente, poderão ligar a consola a um televisor, ou monitor, com suporte 8K, contudo, a sua resolução ficará limitada a 4K.
A Sony prometeu uma atualização que iria disponibilizar a resolução 8K, mas passaram-se três anos e a dita resolução nunca chegou a ser disponibilizada. E tendo em conta os últimos movimentos da empresa, isso dificilmente acontecerá, já que a mesma removeu silenciosamente a referência aos 8K nos novos lotes de consolas.
Isso pode ser conferido nas imagens do produto na PlayStation Direct – o logótipo 8K já não pode ser visto nas caixas mostradas. Vários utilizadores também relataram de forma independente nas redes sociais que avistaram a nova embalagem da PS5 sem o logótipo 8K em diferentes lojas. Porém, não se sabe exatamente quando é que a Sony terá feito esta mudança.
Ainda assim, pelo menos inicialmente, a revisão slim da PS5 também foi entregue com a nota de suporte 8K.
Em última análise, existe apenas um jogo para PlayStation 5 que é pelo menos calculado nativamente em 8K: The Touryst. Mas também aqui o sinal de vídeo só pode ser emitido em 4K. A resolução 8K é utilizada para fins de super-amostragem, ou seja, para suavização de bordas de alta qualidade. E para terminar, a Sony não deu qualquer explicação relativamente à remoção das referências ao 8K.
Suporte 8K reservado para a PlayStation 5 Pro?
Também é possível que a Sony queira lançar o suporte 8K novamente, mas com o PlayStation 5 Pro. Especula-se que a revisão atualizada de meia geração da PS5 surgirá no final deste ano. No entanto, tal truque de 8K é improvável, já que mesmo uma potencial PS5 Pro não teria desempenho para jogos em 8K e o upscaling também tem os seus limites. Por exemplo, os jogos em 8K atualmente não desempenham um papel importante, mesmo no setor de PCs, pelo que não será a PlayStation a atravessar-se nesse caminho que, até aos dias de hoje, foi muito pouco explorado.
Presumimos que a Sony realmente não sabia o que fazer a seguir e, portanto, está a despedir-se discretamente do marketing de 8K em torno da PlayStation 5. A verdade é que alguns jogadores já estão irritados com isso e pedem uma ação coletiva nas redes sociais por publicidade enganosa.