O novo acordo entre a Sony e a Bandai Namco prevê um investimento de 68 mil milhões de ienes e uma aliança para fortalecer o valor das propriedades inteletuais japonesas a nível global.
A Sony Group Corporation anunciou uma nova parceria estratégica com a Bandai Namco Holdings, formalizando a aquisição de 2,5% das ações da empresa japonesa, o equivalente a 16 milhões de ações, num investimento de 68 mil milhões de ienes. Para além do reforço acionista, o acordo visa uma colaboração alargada centrada em anime, manga e outras propriedades inteletuais.
A relação entre a Sony e a Bandai Namco não é recente, pois as duas empresas já colaboram com frequência em jogos, anime e música, mas este novo acordo vem aprofundar essa ligação com o objetivo de ampliar a comunidade global de fãs e de aumentar o valor das suas propriedades inteletuais. De acordo com o comunicado conjunto, esta aliança reforçada vai apostar na produção e distribuição de conteúdos, experiências imersivas, apoio a criadores e desenvolvimento de tecnologias para o setor do entretenimento.
Parte do foco imediato encontra-se no mercado de anime, cuja expansão acelerada é reconhecida pelas duas empresas como uma oportunidade-chave. A Sony compromete-se a usar os seus recursos na produção e distribuição de vídeo, bem como na comercialização, enquanto a Bandai Namco contribui com o seu modelo de estratégia centrado na propriedade intelectual – conhecido como IP axis strategy -, que visa maximizar o valor das suas marcas através de produtos e serviços lançados no momento e local certos.
Ambas as empresas preveem também o desenvolvimento conjunto de novas experiências interativas, além da possibilidade de novos investimentos e colaborações em áreas relacionadas com a ligação aos fãs.
De acordo com Nobuhiko Momoi, vice-presidente da Bandai Namco Holdings, o acordo pretende “co-criar o futuro com os fãs e concretizar a nossa missão de ‘Fun for All into the Future’”. Já Toshimoto Mitomo, diretor de estratégia da Sony, sublinha que esta união procura “desbloquear o potencial das propriedades inteletuais para criar conteúdos e experiências que superem expectativas”.