A parceira entre a Sonos e o Ikea chega ao fim após oito anos de colaboração, e representa o fim da marca Symfonisk.
A bem-sucedida colaboração entre a Sonos e o Ikea chegou ao fim, após oito anos. E de acordo com o The Verge, a linha conjunta de produtos Symfonisk será assim descontinuada. Os modelos já existentes — que incluem candeeiros com colunas integradas, colunas de prateleira e quadros com som embutido — continuarão a receber atualizações de software, mas não haverá novos lançamentos de produtos.
A notícia surge num momento delicado para a Sonos, que enfrenta vários desafios. Em particular, numa altura em que a empresa reduziu recentemente os preços das suas colunas, numa tentativa de contrariar a quebra na procura.
A gama Symfonisk tornou-se especialmente popular por oferecer uma forma acessível de entrar no ecossistema da Sonos. A coluna de prateleira, em particular, destacava-se por apresentar um desempenho sonoro semelhante ao do Sonos One, embora tenha sido entretanto superada por modelos mais recentes como o Era 100 e o Move 2. Contudo, atualmente a Sonos está mais focada na melhoria do seu software. Após uma atualização polémica da aplicação, que gerou críticas generalizadas, o CEO interino Tom Conrad colocou a experiência do utilizador como prioridade máxima, num claro sinal da mudança de rumo e representada pela decisão de abandonar o desenvolvimento de um leitor de vídeo.
Para quem ainda pretender adquirir um dos produtos Symfonisk, convém não adiar, uma vez que os stocks nas lojas Ikea já não estão a ser reabastecidos. A Sonos, no entanto, garante que continuará a fornecer atualizações aos dispositivos existentes, permitindo que os utilizadores desfrutem dos seus equipamentos durante muito mais tempo.