O projeto já ultrapassou os 160 hectares de plantação.
Esta quinta-feira, 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, e a Sonae já financiou a plantação de mais de 540 mil árvores em Portugal. Dessas, 200 mil foram plantadas só nos últimos quatro anos. Tudo graças ao projeto Floresta Sonae, liderado pela Sonae e que conta com a operacionalização da Sonae Arauco – a entidade responsável pela
gestão do projeto – e o apoio e contribuição da Bright Pixel, MC, Sierra, Universo, Worten, Zeitreel e NOS.
O projeto está a permitir a recuperação de zonas ardidas, o combate a espécies invasoras e o restauro de biodiversidade e de linhas de água. A Floresta Sonae já proporcionou a reflorestação de mais de 160 hectares em Portugal, e está atualmente em curso em Castelo de Paiva e Valongo. As recentes plantações vão permitir a neutralização de 56 mil toneladas de emissões não evitáveis da frota leve das empresas através da captura de carbono ao longo de 30 anos.
A seleção das áreas a intervencionar baseia-se numa avaliação preliminar dos terrenos, em que se identificam as oportunidades existentes de restauro, conservação e promoção da biodiversidade. Posteriormente, é elaborado um plano de intervenção que contempla todas as ações necessárias, como espécies a plantar (adequadas às condições do local), controlo de espécies invasoras, restauro das linhas de água, entre outras, que, após implementação, serão geridas por um período mínimo de 35 anos, com vista à transformação e consolidação da paisagem.
Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae, afirma que a Sonae reconhece “a necessidade crucial de valorizar a Biodiversidade e a Água, pelo que posicionámos este tema como um dos eixos orientadores da nossa Estratégia de Sustentabilidade. Assegurar a proteção, recuperação e regeneração da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, incluindo os solos, a água potável e os oceanos, é de extrema importância para os nossos negócios“. Acrescenta ainda que a Floresta Sonae “expressa o compromisso de todas as empresas da Sonae em proteger a natureza e restaurar a biodiversidade, contribuindo simultaneamente para compensar parte da sua pegada de carbono e aumentando o armazenamento de carbono nas florestas“.
Ao recuperar a biodiversidade, as áreas plantadas da Floresta Sonae funcionam como laboratórios vivos, permitindo a demonstração técnica de soluções sustentáveis a produtores florestais. O trabalho desenvolvido no terreno pela Sonae Arauco vai contribuir para a disseminação das melhores práticas de gestão florestal, bem como promovido o envolvimento da comunidade, abrindo portas a ações de reflorestação e de sensibilização ambiental.
Nuno Calado, Wood Regulation & Sustainability Manager da Sonae Arauco, realça o papel vital das florestas “no combate às alterações climáticas, no fornecimento de bens e serviços e na preservação da biodiversidade. Por isso, fazemos a sua gestão responsável e procuramos contribuir ativamente para a recuperação de ecossistemas. A Floresta Sonae é um exemplo de sucesso, que vai, no longo prazo, compensar milhares de toneladas de CO2 e recuperar áreas ardidas através de uma reflorestação que promove a sustentabilidade dos territórios a longo prazo“.
Até 2030 a Sonae prevê plantar um milhão de árvores, equivalente a mais 1000 hectares de área, num investimento global superior a 16 milhões de euros ao longo de 30 anos. Também até 2030, as empresas Sonae comprometem-se em promover a conservação das florestas naturais a nível mundial, tendo subscrito o compromisso “Zero Desflorestação“.