Sines vai receber a maior operação de GPUs da NVIDIA na União Europeia

- Publicidade -

Start Campus e Nscale unem forças em Sines para instalar 12.600 GPUs Blackwell Ultra GB300 da NVIDIA, reforçando Portugal como polo europeu de tecnologia digital e IA.

A Start Campus, sediada no Sines Data Campus, estabeleceu uma parceria com a Nscale, plataforma europeia de Inteligência Artificial (IA), para a instalação da maior operação de GPUs da NVIDIA na União Europeia. Este projeto, que envolve 12.600 GPUs Blackwell Ultra GB300, será instalado no SIN01, em Sines, e destina-se a apoiar a Microsoft na disponibilização de recursos avançados de IA em toda a Europa.

A plataforma NVIDIA GB300 NVL72 foi concebida para suportar tarefas de inferência e treino de IA de alta performance, permitindo o desenvolvimento, treino e implementação de modelos de IA mais complexos e exigentes. A implementação no Start Campus permite densidades de rack superiores a 130kW, garantindo a energia e a refrigeração necessárias para cargas de trabalho avançadas, estando preparada para acompanhar a evolução acelerada das necessidades em IA. A infraestrutura e a primeira implementação estão previstas para estarem operacionais no primeiro trimestre de 2026.

O acordo materializa uma estratégia do Governo, liderada pela área das Infraestruturas e Habitação, que visa reforçar a posição de Portugal como referência internacional em tecnologia digital e Inteligência Artificial. Ao criar condições favoráveis para este tipo de investimento, o Executivo pretende atrair empresas de base tecnológica e potenciar o desenvolvimento de setores de elevado valor, incluindo centros de dados, serviços digitais, economia baseada em dados e indústria tecnológica.

O projeto insere-se numa visão de longo prazo para transformar Portugal num polo digital de relevo, aproveitando a localização geográfica e estratégica do país. Segundo o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, trata-se de um investimento estratégico que exemplifica a importância de políticas públicas centradas em infraestruturas críticas. “É essencial que a governação considere as gerações futuras e assegure a sustentabilidade a longo prazo, sendo este um investimento alimentado por energia renovável”, afirmou o governante.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados