Sicasal declarada insolvente após pedido do BCP

- Publicidade -

Produção está suspensa, mas administrador garante intenção de recuperar a empresa e manter a unidade em funcionamento.

A Sicasal, histórica indústria de carnes sediada no concelho de Mafra, foi oficialmente declarada insolvente pelo Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste, na sequência de um pedido apresentado pelo Banco Comercial Português (BCP), um dos principais credores da empresa.

O tribunal, com sede em Sintra, nomeou Jorge Calvete como administrador de insolvência e agendou para 4 de março a assembleia de credores, momento decisivo para definir o futuro da empresa e avaliar eventuais propostas de recuperação. Em declarações à agência Lusa, Jorge Calvete confirmou que a produção da Sicasal encontra-se atualmente suspensa, mas sublinhou que existe a intenção de apresentar um plano de recuperação que permita reativar a atividade. O administrador destacou ainda que “há todo o interesse em não encerrar a unidade”, revelando que já foram manifestadas intenções de investimento por parte de vários interessados.

O Instituto da Segurança Social, também contactado pela Lusa, adiantou que a empresa empregava 315 trabalhadores no final de 2024, número que desceu para 260 no final de 2025, refletindo a degradação progressiva da situação económica da Sicasal.

A assembleia de credores deverá clarificar se a empresa seguirá para liquidação ou se vai avançar com um plano de revitalização que permita preservar os postos de trabalho e manter a atividade industrial no concelho de Mafra.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados