Rumores indicam que a Fox News poderá entrar em Portugal em breve, substituindo a SIC Notícias numa reestruturação do mercado televisivo.
O ano de 2026 promete trazer várias mudanças no panorama mediático em Portugal. Recentemente ficámos a saber que a Media Capital, grupo detentor da TVI, CNN Portugal e V+, adquiriu 80% da empresa responsável pelo Polígrafo, serviço de verificação de factos – o chamado fact-checking – que mantinha uma parceria de seis anos com a SIC, deixando a família Balsemão de fora do negócio.
Indiretamente, este negócio reforçou os rumores sobre a entrada, ainda este ano, do canal norte-americano Fox News no mercado português. De acordo com o 24 Horas, fontes próximas do setor referem que a chegada de uma versão portuguesa de um canal noticioso de tendência conservadora, conhecido pelo apoio à candidatura de Donald Trump em 2017, poderá integrar uma estratégia de transformação mais ampla que os italianos da Media for Europe (MfE) estão a delinear em conjunto com a família Balsemão, no grupo Impresa, proprietário da SIC. Recorde-se que o grupo italiano está prestes a adquirir 32,934% da Impresa, mas sem atingir a maioria.
Segundo alguns analistas, a renovação poderá implicar o encerramento da SIC Notícias, dando lugar à Fox News, numa lógica semelhante à operação realizada em 2021 pela Media Capital, quando a TVI24 foi substituída pela CNN Portugal. Essa mudança, na altura, permitiu superar a SIC Notícias em termos de audiências.
