Shokz OpenSwim Pro Review: Transparência total

- Publicidade -

Desenhados para atletas, os Shokz OpenSwim Pro optam por indução óssea para oferecer o melhor modo de transparência fisicamente possível, num formato versátil e pronto para qualquer atividade.

Numa altura em que o cancelamento ativo de ruído e as opções de transparência de som estão em voga e são funcionalidades quase prioritárias em muitos auscultadores, a Shokz surge com soluções orientadas para a passagem completa de som, recorrendo a tecnologias que parecem magia.

Um desses exemplos encontra-se nos Shokz OpenSwim Pro, que, como o seu nome propõe, são concebidos para quem pratica desportos aquáticos, graças à sua certificação IP68, mas que são, na realidade, tão versáteis como qualquer outra solução da marca.

Extremamente ergonómicos, os Shokz OpenSwim Pro contam com um design futurista e extremamente simples, abraçando a nuca do utilizador e apoiando-se nas orelhas, um pouco como um par de óculos invertido. O seu material em borracha de alta qualidade confere uma sensação ao toque agradável e a sua construção é bastante maleável, permitindo o uso por utilizadores de diferentes tamanhos de forma muito confortável.

Shokz OpenSwim Pro
Shokz OpenSwim Pro

A magia desta solução é que, ao contrário de outros auscultadores e auriculares, o seu funcionamento não é fisicamente intrusivo. Cada auscultador apoia-se fora do ouvido, em contacto com o trago da orelha, e o sistema opera via indução óssea, ou seja, através de microvibrações que permitem ao utilizador ouvir qualquer tipo de conteúdo, mantendo o ouvido livre para captar todo o ambiente à sua volta. É, no fundo, o derradeiro modo de transparência.

Esta solução é mágica especialmente para quem nunca utilizou auscultadores de indução óssea. Em volumes baixos, por exemplo, os Shokz OpenSwim Pro criam uma estranha ilusão de que há música no ambiente em redor, para além dos sons ambiente. Chega a ser até arrepiante, por boas razões. Já em volumes mais elevados, essa ilusão perde-se um pouco e é fácil ficar atento ao facto de estarmos a ouvir música por auscultadores, mas nunca se perde o acesso ao ambiente em redor, sendo perfeitamente possível ter conversa com outras pessoas sem ter de pausar o conteúdo. Esta solução tecnológica revela-se particularmente útil para quem quer praticar exercício ao ar livre, mantendo a atenção ao ambiente em redor e ao possível trânsito.

Apesar das suas virtudes, os Shokz OpenSwim Pro ainda não são perfeitos. Por natureza da vibração e da colocação externa, o par de auscultadores está sujeito a fugas de som, ou seja, em volumes médios e elevados é possível que outras pessoas consigam ouvir o conteúdo áudio, não havendo muito isolamento. Outro aspeto menos positivo, apesar dos esforços da marca, é a própria qualidade sonora. Não é, de todo,má, mas fica aquém da qualidade e consistência de soluções mais tradicionais.

Shokz OpenSwim Pro
Shokz OpenSwim Pro

Logo nas primeiras utilizações, foi clara uma falta de baixos mais profundos, uma qualidade de som mais comprimida e estridente, a tender até para o som característico de rádio, um pouco enlatado. Nenhuma destas críticas é, na verdade, muito severa ou um problema numa utilização realista, até porque, no fim do dia, durante a utilização dos Shokz OpenSwim Pro, estes são aspetos que começam a passar despercebidos e tornam a experiência agradavelmente satisfatória. Por exemplo, enquanto alguém que trabalha remotamente em casa, os Shokz OpenSwim Pro tornaram-se rapidamente no meu daily driver para trabalhar confortavelmente enquanto ouço música ou podcasts, ao mesmo tempo que me mantenho atento a qualquer coisa que possa acontecer em casa, como visitas, entregas ao domicílio, dar mimos a animais de estimação ou tomar conta de crianças. No entanto, os Shokz OpenSwim Pro não são, definitivamente, uma solução para quem procura uma experiência Hi-Fi para ouvir as suas músicas favoritas com a melhor qualidade dos sistemas lossless das atuais plataformas de música.

A interface dos Shokz OpenSwim Pro é bastante simplista, com dois botões multiusos no seu lado direito, que permitem ligar, desligar, mudar de modo e ajustar o volume, e há ainda outro atalho multifunções para pausar, mudar de música ou atender chamadas. Tudo útil e fácil de entender após uma habitual curva de aprendizagem.

Com ligação Bluetooth 5.4, os Shokz OpenSwim Pro permitem ligação multiponto, podendo ser ligados a vários dispositivos em simultâneo. Mas o seu funcionamento não se limita a essa ligação, podendo ser usados autonomamente, sem qualquer equipamento externo, graças a um armazenamento interno de 32GB para carregar músicas. Uma função ideal para atletas que necessitam de se afastar do seu smartphone e querem continuar a aceder às suas músicas.

Shokz OpenSwim Pro
Shokz OpenSwim Pro

Com uma autonomia anunciada de nove horas de utilização por Bluetooth e seis horas em modo MP3, foi na sua utilização principal que dediquei mais tempo. Nove horas parece, no papel, pouco, mas na prática traduz-se num dia inteiro de trabalho em funcionamento contínuo, ou em duas ou três longas sessões de treino, com espaço de manobra para nunca ficar sem bateria.

Os Shokz OpenSwim Pro contam com carregamento acelerado, que permite até 3 horas de uso com apenas 10 minutos de carregamento. Mas eis que somos confrontados com outra concessão: uma ligação e carregador próprios. Ao contrário de outras soluções, até da própria marca, que recorrem a uma porta USB-C universal, os Shokz OpenSwim Pro optam por uma ligação de contacto de quatro pinos e um cabo com uma base própria para o efeito, o que significa que, em viagem, é necessário levar mais este cabo adicional e rezar para que não se perca. Apesar disso, é fácil perceber a decisão desta ligação própria, que se deve ao seu formato “aquático”, com a ligação também ela resistente à entrada de qualquer pingo, mesmo em modo submerso.

Mesmo após já ter usado no passado outros equipamentos semelhantes, a tecnologia dos Shokz OpenSwim Pro continua a parecer magia e não deixa ninguém indiferente. Apesar dos esforços da marca em tentar oferecer uma experiência áudio de alta qualidade, esse é, definitivamente, o aspeto que merece mais atenção em futuras iterações, já que a restante promessa de oferecer música sem obstruções e, acima de tudo, com segurança, é cumprida de forma exímia. Podem ficar a conhecer melhor os Shokz OpenSwim Pro via Amazon, onde estão disponíveis em cinzento escuro ou laranja, por 202,29€.

Recomendado - Echo Boomer

Este produto foi cedido para análise pela Shokz.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados