SHADE Protocol é um novo metroidvania 2D que chega ao PC em 2026

- Publicidade -

O novo jogo independente de ação decorre num mundo em colapso, onde código e combate se entrelaçam numa luta pela realidade.

A Little Legendary anunciou SHADE Protocol, um metroidvania em 2D com elementos cyber-fantasy, previsto para PC (via Steam) em 2026. Trata-se de um jogo de ação sidescroller, descrito pelo estúdio como um jogo focado em “combate de precisão”, “mobilidade fluida” e uma “narrativa complexa”, que convida os jogadores a explorarem um mundo destruito, dominado por uma entidade metálica e consciente chamada Elythium.

A história acompanha Zura, um protótipo de réplica com a capacidade de alterar a realidade, num mundo consumido por Elythium, um metal consciente que se voltou contra todas as formas de vida. Na sua aventura, Zura atravessará ruínas tecnológicas para tentar inverter o colapso, à medida que navega em ambientes é composto por estruturas interligadas — os Bastions — onde é possível recuperar tecnologias perdidas e aceder a caminhos alternativos.

O jogo inclui dois modos — DAWN e SHADE — que afetam a jogabilidade e o estilo de combate em tempo real. As armas, chamadas Instruments, inspiram-se em elementos musicais e têm funções específicas tanto em combate como no movimento. E o seu sistema de combate permite executar defesas e contra-ataques, que em timings precisos, restauram a energia necessária para mais ações. Uma das mecânicas centrais do jogo é o sistema UNISON, que permite reviver eventos e momentos específicos da história de forma alterar decisões que afetam o rumo da história e do seu mundo.

O primeiro vídeo do jogo apresenta os visuais 2D do jogo com animações de alta qualidade e deixa-nos espreitar algumas das mecânicas de locomoção e manipulação do ambiente para ultrapassar qualquer obstáculo.

SHADE Protocol será distribuído pela própria Little Legendary, numa data ainda desconhecida. Não há, para já, anúncio de mais plataformas para além do PC.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados